Pessoas usando máscaras de proteção caminham por rua em Paris, França, 27 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Sociedade e cotidiano
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e a rotina cotidiana.

Cientistas descobrem mineral nunca antes visto dentro de diamante formado no manto da Terra (FOTO)

Diamante - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2021
Nos siga noTelegram
Segundo cientistas, a descoberta deste novo mineral – davemaoíta – revela que os diamantes também podem se formar muito mais profundamente dentro do manto da Terra do que anteriormente se pensava.
Pesquisadores estão entusiasmados que outros novos minerais possam ser encontrados no manto terrestre.
O novo mineral foi achado dentro de um diamante que se formou no manto profundo da Terra. O recém-descoberto mineral, chamado davemaoíta em homenagem ao renomado geofísico sino-americano Ho-Kwang (Dave) Mao, é o primeiro exemplo de perovskita de silicato de cálcio de alta pressão (CaSiO3) descoberto na Terra.
Embora as teorias anteriores sugerissem que poderia haver "um mineral abundante e geoquimicamente importante" dentro do manto da Terra, nenhuma prova existia para corroborar as teorias.
Mineralogista Oliver Tschauner, da Universidade de Nevada nos EUA, e uma equipe de Botsuana encontraram a amostra de davemaoíta dentro de um diamante que se formou no manto a cerca de 660 km de profundidade.
Novo mineral davemaoíta descoberto dentro de um diamante do manto da Terra.
Associação Internacional de Mineralogia (IMA, na sigla em inglês) confirmou que davemaoíta é de fato um novo mineral. A equipe anunciou a descoberta na quinta-feira (11), publicando o seu estudo na revista Science.
"Acredita-se que o davemaoíta desempenhe um importante papel geoquímico no manto da Terra", disse Tschauner, autor principal do estudo.
Os cientistas coletaram a amostra do novo mineral do diamante por meio de uma técnica chamada difração de raios X com sincrotron.
Eles revelaram que a amostra de davemaoíta dentro do diamante era de apenas alguns micrômetros (milionésima parte de um metro). Os pesquisadores acreditam que este novo mineral pode ajudar a entender melhor a composição do manto terrestre.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала