'Radar voador': mídia dos EUA revela arma secreta do Exército da Rússia

© Foto / 'Beriev Aircraft'Avião Beriev A-50U
Avião Beriev A-50U - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2021
Nos siga noTelegram
O Beriev A-50U, a versão modernizada da aeronave de reconhecimento russa A-50, conhecida como "radar voador", desempenhará um papel importante na garantia de eficácia da capacidade da inteligência militar da Rússia no campo de batalha, afirma colunista Mark Episkopos da revista The National Interest.
Em um recente artigo, o autor especificou as principais características do A-50U, entre as quais está a sua capacidade de rastrear alvos terrestres em distâncias até 300 km e alvos aéreos até 650 km graças ao Shmel-M, um sistema de radar de rastreamento de forma circular montado sobre a aeronave. Além do mais, o novo complexo tem um alcance de detecção de lançamento de mísseis de até 1.000 km.
O sistema consegue rastrear simultaneamente cerca de 300 alvos terrestres ou 40 alvos aéreos. O A-50U também possui características de alcance de voo aperfeiçoadas, aproximadamente em 15%-20% superiores às do seu antecessor, graças ao tamanho e peso reduzidos de seus equipamentos eletrônicos a bordo e subsequente redução de carga do motor.
O A-50U é uma versão modernizada do A-50 – uma aeronave de Controle e Alerta Aéreo Antecipado da era soviética que entrou em serviço pela primeira vez no final da década de 1980. Os "radares voadores" são construídos com base no avião de transporte militar polivalente Il-76MD de quatro motores turbofan, desenvolvido pelo Escritório de Projetos Ilyushin.
Episkopos salienta que, ao contrário do A-50, que apresenta tecnologias analógicas, "o A-50U possui um sistema totalmente digitalizado" de controle de radar, "o que torna sua utilização mais fácil e rápida, minimizando assim o risco de erro do operador".
Juntamente com os computadores de bordo completamente substituídos, a aeronave dispõe também de uma ligação mais fiável ao equipamento de comunicação por satélite, com aumento significativo do volume de dados da e qualidade de suas características.
Por fim, além da sua capacidade de detectar, rastrear e monitorar alvos aéreos, terrestres e marítimos e emitir informações sobre os alvos, a aeronave também pode servir como posto de comando.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала