Rússia revela detalhes do 1º helicóptero autônomo de ataque Termit

© Sputnik / Evgeny Biyatov / Abrir o banco de imagensDrone helicóptero russo Termit
Drone helicóptero russo Termit - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2021
Nos siga noTelegram
A Rússia está prestes a concluir o desenvolvimento de seu primeiro helicóptero não tripulado de ataque e reconhecimento Termit.
O chefe do escritório de projetos especiais da empresa de pesquisa e produção Strela, Boris Trunov, revelou as características que tornam o Termit um equipamento único.
O helicóptero está equipado com uma estação de observação e pontaria, um sistema de controle e mísseis com um cabeçote a laser de 80 milímetros, detalhou Boris Trunov.
"Em termos de disparos práticos de mísseis aéreos guiados e não guiados, nosso drone tipo helicóptero é o primeiro e único produto de sua classe na Rússia. Trata-se de um protótipo projetado para testar a correção das soluções técnicas para a instalação de armas no veículo aéreo não tripulado, porém temos previsto completar o trabalho em 2021. A entrega das primeiras amostras às tropas está prevista para 2022", observou.
Outra vantagem do Termit é sua capacidade de decolar e pousar praticamente em qualquer lugar.
"Os drones de tipo helicóptero têm a capacidade de pairar sobre os alvos. Não têm que fazer manobras desnecessárias como os drones de tipo avião. Isso é muito conveniente, por exemplo, quando é preciso apontar um míssil", explicou.
Além disso, ele ressaltou que a fuselagem feita de materiais compósitos permitiu reduzir o peso do drone. O aparelho conta com um motor doméstico no sistema de propulsão.
© Foto / RosoboronexportFamília dos modernos mísseis S-8
Família dos modernos mísseis S-8 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Família dos modernos mísseis S-8
Além disso, pode alcançar eficazmente alvos fixos e móveis com coordenadas conhecidas, além de ser capaz de realizar a busca de alvos de forma autônoma.
"O alvo é obtido pelo operador, colocando-o em monitorização , depois o drone atua de forma autônoma: ativando os algoritmos de inteligência artificial integrados na lógica do sistema de controle de armas, porém ao mesmo tempo a decisão final de lançar o míssil é tomada pelo operador. Com o míssil S-8L, o drone pode destruir alvos terrestres individuais e agrupados, tanto móveis como fixos", declarou Trunov.
O Termit foi apresentado pela primeira vez em agosto de 2021 no Fórum Técnico-Militar Internacional Exército 2021, no estande da Kalashnikov, tendo o Ministério da Defesa russo firmado um contrato para a aquisição de diversas unidades, que serão entregues às Forças Armadas.
"Trabalhamos em colaboração com a Kalashnikov, realizamos exercícios práticos de tiro. Se falarmos dos elementos-chave dos drones, quase todos eles são fabricados pela Strela, incluindo equipamentos como o sistema de controle de armas e a estação de observação e pontaria", concluiu Trunov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала