EUA não têm como criar 'escudo antimísseis 100% impenetrável', diz vice-ministro russo

CC BY 2.0 / Agência de Defesa Antimíssil dos EUA / FTO-02-E1a-002Sistema de defesa antimíssil estadunidense Aegis Ashore
Sistema de defesa antimíssil estadunidense Aegis Ashore - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2021
Nos siga noTelegram
Na terça-feira (2), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, declarou durante a conferência virtual Fórum de Diálogo Fort Ross que os EUA não têm como criar um sistema de defesa antimísseis que proteja o país a 100%.
"Acreditamos que a Administração Biden poderá abordar seriamente no futuro as preocupações que associamos a este tema [a defesa antimísseis]", afirmou o vice-ministro.
Ryabkov adicionou que a Rússia considera que "foi uma decisão fundamentalmente errada, na segunda Administração Clinton e na de Bush Jr., começar a construir o que hoje parece ser um sistema global de defesa antimísseis de múltiplas camadas".
"Não acredito que os EUA possam criar este sistema, custoso em diversos sentidos, um escudo 100% impenetrável para eles [...] Na melhor hipótese, poderão se defender de ataques de mísseis limitados e de direções muito concretas", afirmou.
O diplomata russo assegurou que o Kremlin apreciaria "qualquer passo" por parte dos EUA que ajude a eliminar a incerteza em relação ao eventual uso de armas nucleares.
"Gostaríamos ainda de ver qualquer passo que pudesse adicionar detalhes específicos, eliminar a incerteza nesta área, de modo a que o limiar nuclear seja mais alto que hoje. Tal seria mútuo", afirmou Ryabkov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала