Água potável nos EUA tem novos contaminantes em 'coquetel tóxico invisível', segundo cientistas

© Foto / Marcos Santos/USP Imagens / Abrir o banco de imagensCopo com água da torneira
Copo com água da torneira - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2021
Nos siga noTelegram
Os cidadãos norte-americanos que bebem água da torneira "estão recebendo uma dose de contaminantes industriais ou agrícolas" que causam múltiplas doenças, como o câncer, de acordo com pesquisadores.
O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG, na sigla em inglês) identificou dezenas de novos contaminantes na água potável distribuída nos EUA nos últimos dois anos, de acordo com a última atualização de seu banco de dados, que compreende relatórios de quase 50 mil concessionárias de água em todo o país desde 2014.
O EWG descobriu que os compostos detectados pertencem principalmente às chamadas substâncias perfluoroalquiladas (PFAS, na sigla em inglês), que podem permanecer por muito tempo na água potável de dezenas de milhões de lares.
Além disso, este "coquetel tóxico invisível" inclui pesticidas, chumbo, arsênico, subprodutos de desinfecção, elementos radioativos (como o urânio e o rádio), nitratos e "muitas outras substâncias que são frequentemente encontradas na água potável em níveis potencialmente inseguros", adverte a organização.
Tasha Stoiber, cientista sênior do EWG, afirma que os regulamentos nos EUA "não são suficientemente fortes", pois se o fossem a lista já alarmante de contaminantes seria muito mais longa. Na verdade, muitos deles foram produzidos e utilizados durante anos, mas só agora estão sendo rastreados, à medida que seu impacto na saúde dos norte-americanos se torna cada vez mais visível.
"O sistema de água da torneira nos EUA está repleto de infraestruturas antiquadas e de uma contaminação demasiado rápida das fontes [de água], enquanto que os regulamentos obsoletos da EPA [sigla em inglês de Agência de Proteção Ambiental] dos EUA, que frequentemente são baseados em ciência já ultrapassada, permitem níveis excessivos de químicos tóxicos na água potável", aponta o EWG.
O grupo ambiental insiste que há necessidade de criação de "padrões federais de qualidade da água mais rígidos, bem como um investimento massivo de fundos para melhorar a infraestrutura [de distribuição da água]".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала