NASA detecta fortíssima erupção solar que pode atingir a Terra nos próximos dias (FOTO, VÍDEO)

© Foto / Facebook / Laboratório de Astronomia Radiológica SolarErupção solar mais potente dos últimos três anos
Erupção solar mais potente dos últimos três anos - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2021
Nos siga noTelegram
A NASA informou que nesta quinta-feira (28) o seu observatório Solar Dynamics (SDO, na sigla em inglês) detectou uma grande erupção solar, a tempestade mais forte do atual ciclo meteorológico da nossa estrela.
No Sol foi registrada uma erupção solar da classe X1, ou seja, a categoria mais potente de erupções solares, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo Espacial dos EUA (SWPC), que monitora eventos meteorológicos espaciais, escreve portal Space.
O observatório da NASA denominou o evento de "erupção solar significativa", acrescentando que conseguiu registrá-la em vídeo em tempo real.
De acordo com o portal SpaceWeather, uma ejeção de massa coronal – uma enorme erupção de partículas carregadas – poderia chegar à Terra no sábado (30) ou domingo (31), dias em que se celebra o Halloween.
A erupção poderia sobrecarregar as auroras boreais no Polo Norte da Terra e potencialmente interferir com as comunicações via satélite.
© Foto / NASA / GSFC / SDOO observatório Solar Dynamics da NASA captou esta imagem de uma erupção solar – o clarão brilhante no centro inferior do Sol – em 28 de outubro de 2021. A imagem mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente na erupção
O observatório Solar Dynamics da NASA captou esta imagem de uma erupção solar – o clarão brilhante no centro inferior do Sol – em 28 de outubro de 2021. A imagem mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente na erupção - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
O observatório Solar Dynamics da NASA captou esta imagem de uma erupção solar – o clarão brilhante no centro inferior do Sol – em 28 de outubro de 2021. A imagem mostra um subconjunto de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente na erupção
As erupções maciças de radiação do Sol lançam partículas carregadas para fora da estrela. As erupções são classificadas em um sistema em que a classe C corresponde às relativamente fracas, a classe M às moderadas e a classe X às mais fortes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала