Pequim: exercícios do ELP perto de Taiwan são necessários para evitar 'interferência externa'

© AP Photo / Vincent YuPorta-aviões chinês Liaoning do Exército de Libertação Popular (ELP) da China
Porta-aviões chinês Liaoning do Exército de Libertação Popular (ELP) da China - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2021
Nos siga noTelegram
No início do mês, o Exército de Libertação Popular (ELP) da China iniciou atividades de treinamento na praia da província Fujian, no disputado estreito de Taiwan.
A China conduz exercícios militares perto da fronteira com Taiwan para proteger sua soberania nacional e evitar interferência estrangeira nas relações entre o continente e a ilha, afirmou Ma Xiaoguang, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, nesta quarta-feira (13).
"Os exercícios do ELP são ações necessárias para proteger a soberania do estado e a integridade territorial, eles são direcionados contra os movimentos separatistas que defendem a 'independência de Taiwan' e a interferência externa", disse o diplomata, citado pela agência Associated Press.
Os exercícios também visam proteger os interesses do povo chinês, bem como os interesses específicos dos "compatriotas taiwaneses", já que a independência da ilha traria "efeitos desastrosos" para eles, observou Ma Xiaoguang.
"A segurança e o bem-estar dos compatriotas taiwaneses só podem ser garantidos por meio de tentativas resolutamente restritivas de alcançar a 'independência' de Taiwan", acrescentou.
Ma culpou as ações do governo de Taiwan e suas relações com "forças externas" pelo aumento das tensões.
Na semana passada, o ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, disse que Pequim poderia considerar montar uma invasão em grande escala da ilha até 2025 e acrescentou que as tensões entre Taipé e Pequim estão no seu pior momento nos últimos 40 anos.
Pequim afirma que Taiwan é uma "província rebelde", enquanto Taipé insiste que é independente desde 1949.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала