Semana Mundial do Espaço: como foram os eventos mais marcantes na exploração do Universo

Nos siga noTelegram
A Semana Mundial do Espaço é celebrada anualmente de 4 a 10 de outubro. É a maior festividade mundial dedicada à exploração do espaço.
A semana "mais espacial" do ano começa no dia do aniversário do lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, denominado Sputnik, em 4 de outubro de 1957.
Termina no dia quando entrou em vigor o Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Utilização do Espaço Sideral, Incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes, em 10 de outubro de 1967, assinado pela União Soviética, pelos EUA e pelo Reino Unido.
Sugerimos recordar e comemorar a contribuição que a ciência e tecnologia dão para a compreensão do Universo e a melhoria do bem-estar humano.
© Sputnik / Aleksandr Sergeev / Abrir o banco de imagensYuri Gagarin, primeiro cosmonauta no mundo, após aterrissagem da cápsula espacial da espaçonave Vostok-1, 12 de abril de 1961.
Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta no mundo, após aterrissagem da cápsula espacial da espaçonave Vostok-1, 12 de abril de 1961. - Sputnik Brasil
1/15
Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta no mundo, após aterrissagem da cápsula espacial da espaçonave Vostok-1, 12 de abril de 1961.
© Sputnik / Yakov Berliner / Abrir o banco de imagensVisitantes olham para uma cópia do primeiro satélite artificial da Terra lançado em 4 de outubro de 1957, pavilhão do Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional, Moscou.
Visitantes olham para uma cópia do primeiro satélite artificial da Terra lançado em 4 de outubro de 1957, pavilhão do Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional, Moscou. - Sputnik Brasil
2/15
Visitantes olham para uma cópia do primeiro satélite artificial da Terra lançado em 4 de outubro de 1957, pavilhão do Centro de Exibição das Realizações da Economia Nacional, Moscou.
© AFP 2022 / NASATelescópio Hubble lançado no espaço pela NASA em 24 de abril de 1990 para estudar detalhadamente diversas estruturas do Universo.
Telescópio Hubble lançado no espaço pela NASA em 24 de abril de 1990 para estudar detalhadamente  diversas estruturas do Universo.  - Sputnik Brasil
3/15
Telescópio Hubble lançado no espaço pela NASA em 24 de abril de 1990 para estudar detalhadamente diversas estruturas do Universo.
© Sputnik / Abrir o banco de imagensFisióloga Ada Kotovskaya durante preparação do cachorro Laika para o voo ao espaço exterior no segundo satélite artificial da Terra. Laika se tornou o primeiro animal lançado à órbita da Terra, em 3 de novembro de 1957.
Fisióloga Ada Kotovskaya durante preparação do cachorro Laika para o voo ao espaço exterior no segundo satélite artificial da Terra. Laika se tornou o primeiro animal lançado à órbita da Terra, em 3 de novembro de 1957. - Sputnik Brasil
4/15
Fisióloga Ada Kotovskaya durante preparação do cachorro Laika para o voo ao espaço exterior no segundo satélite artificial da Terra. Laika se tornou o primeiro animal lançado à órbita da Terra, em 3 de novembro de 1957.
© AP Photo / Neil Armstrong/NASABuzz Aldrin, astronauta da NASA, caminha pela superfície da Lua durante atividade extraveicular da Apollo 11, espaçonave tripulada norte-americana que realizou o primeiro pouso na Lua.
Buzz Aldrin, astronauta da NASA, caminha pela superfície da Lua durante atividade extraveicular da Apollo 11, espaçonave tripulada norte-americana que realizou o primeiro pouso na Lua.  - Sputnik Brasil
5/15
Buzz Aldrin, astronauta da NASA, caminha pela superfície da Lua durante atividade extraveicular da Apollo 11, espaçonave tripulada norte-americana que realizou o primeiro pouso na Lua.
© Sputnik / Abrir o banco de imagensValentina Tereshkova, a primeira mulher cosmonauta a viajar ao espaço, antes de seu voo em 16 de junho de 1963.
Valentina Tereshkova, a primeira mulher cosmonauta a viajar ao espaço, antes de seu voo em 16 de junho de 1963. - Sputnik Brasil
6/15
Valentina Tereshkova, a primeira mulher cosmonauta a viajar ao espaço, antes de seu voo em 16 de junho de 1963.
© AFP 2022 / NASAImagens do sistema de Saturno com suas luas Dione, Tétis, Titã, Mimas, Encélado e Reia feitas pela espaçonave Voyager 1 em novembro de 1980.
Imagens do sistema de Saturno com suas luas Dione, Tétis, Titã, Mimas, Encélado e Reia feitas pela espaçonave Voyager 1 em novembro de 1980.  - Sputnik Brasil
7/15
Imagens do sistema de Saturno com suas luas Dione, Tétis, Titã, Mimas, Encélado e Reia feitas pela espaçonave Voyager 1 em novembro de 1980.
© AP Photo / Damian DovarganesPrimeira imagem de Marte no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia. Uma colagem de longas tiras de papel, impressas com dígitos, representa as 21 imagens transmitidas pela nave espacial Mariner 4, em julho de 1965.
Primeira imagem de Marte no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia. Uma colagem de longas tiras de papel, impressas com dígitos, representa as 21 imagens transmitidas pela nave espacial Mariner 4, em julho de 1965. - Sputnik Brasil
8/15
Primeira imagem de Marte no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia. Uma colagem de longas tiras de papel, impressas com dígitos, representa as 21 imagens transmitidas pela nave espacial Mariner 4, em julho de 1965.
© AP Photo / NASAAstronauta Bruce McCandless durante seu voo livre no espaço com utilização de mochila a jato de nitrogênio, fora do ônibus espacial Challenger, 12 de fevereiro de 1984.
Astronauta Bruce McCandless durante seu voo livre no espaço com utilização de mochila a jato de nitrogênio, fora do ônibus espacial Challenger, 12 de fevereiro de 1984. - Sputnik Brasil
9/15
Astronauta Bruce McCandless durante seu voo livre no espaço com utilização de mochila a jato de nitrogênio, fora do ônibus espacial Challenger, 12 de fevereiro de 1984.
© AFP 2022 / NASAPouso do primeiro ônibus espacial Columbia após a primeira missão de um ônibus espacial, lançada em 12 de abril de 1981 e retornada à Terra em 14 de abril do mesmo ano.
Pouso do primeiro ônibus espacial Columbia após a primeira missão de um ônibus espacial, lançada em 12 de abril de 1981 e retornada à Terra em 14 de abril do mesmo ano. - Sputnik Brasil
10/15
Pouso do primeiro ônibus espacial Columbia após a primeira missão de um ônibus espacial, lançada em 12 de abril de 1981 e retornada à Terra em 14 de abril do mesmo ano.
© AP PhotoIlustração da órbita de Marte com a espaçonave Mariner 9, colocada em sua órbita em 13 de novembro de 1971.
Ilustração da órbita de Marte com a espaçonave Mariner 9, colocada em sua órbita em 13 de novembro de 1971. - Sputnik Brasil
11/15
Ilustração da órbita de Marte com a espaçonave Mariner 9, colocada em sua órbita em 13 de novembro de 1971.
© AFP 2022 / Robyn BeckPiloto Mike Melvill no topo do SpaceShipOne após seu voo histórico fora da atmosfera da Terra, que marca o primeiro voo de um foguete privado do mundo, 21 de junho de 2004.
Piloto Mike Melvill no topo do SpaceShipOne após seu voo histórico fora da atmosfera da Terra, que marca o primeiro voo de um foguete privado do mundo, 21 de junho de 2004. - Sputnik Brasil
12/15
Piloto Mike Melvill no topo do SpaceShipOne após seu voo histórico fora da atmosfera da Terra, que marca o primeiro voo de um foguete privado do mundo, 21 de junho de 2004.
© AFP 2022 / ESO/M. Kornmesser/Nick Risinger Exoplaneta 51 Pegasi b na representação de um artista. Foi o primeiro exoplaneta a ser encontrado orbitando em torno de uma estrela normal, em 1995. Depois de 20 anos, esse objeto também foi o primeiro exoplaneta detectado diretamente por espectroscopia em luz visível.
Exoplaneta 51 Pegasi b na representação de um artista. Foi o primeiro exoplaneta a ser encontrado orbitando em torno de uma estrela normal, em 1995. Depois de 20 anos, esse objeto também foi o primeiro exoplaneta detectado diretamente por espectroscopia em luz visível. - Sputnik Brasil
13/15
Exoplaneta 51 Pegasi b na representação de um artista. Foi o primeiro exoplaneta a ser encontrado orbitando em torno de uma estrela normal, em 1995. Depois de 20 anos, esse objeto também foi o primeiro exoplaneta detectado diretamente por espectroscopia em luz visível.
© Sputnik / Abrir o banco de imagensCosmonauta Aleksei Leonov durante saída ao espaço livre, ele se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial, em 18 de março de 1965.
Cosmonauta Aleksei Leonov durante saída ao espaço livre, ele se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial, em 18 de março de 1965. - Sputnik Brasil
14/15
Cosmonauta Aleksei Leonov durante saída ao espaço livre, ele se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial, em 18 de março de 1965.
© AFP 2022 / Aleksandr NemenovPrimeiro turista espacial no mundo Dennis Tito após aterrissagem perto da cidade cazaque de Arkalyk, em 6 de maio de 2001.
Primeiro turista espacial no mundo Dennis Tito após aterrissagem perto da cidade cazaque de Arkalyk, em 6 de maio de 2001.  - Sputnik Brasil
15/15
Primeiro turista espacial no mundo Dennis Tito após aterrissagem perto da cidade cazaque de Arkalyk, em 6 de maio de 2001.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала