Descoberta nova espécie de peixe com corpo transparente e pequeno cérebro em Myanmar (FOTO)

CC BY-SA 3.0 / Adona9 / Peixe-papagaio (Sparisoma viride)Peixe-papagaio se distingue pela coloração brilhante e bico semelhante àquele de papagaios reais. Habita zonas de recifes coralinos do mar Vermelho, a região do Indo-Pacífico e o oceano Atlântico
Peixe-papagaio se distingue pela coloração brilhante e bico semelhante àquele de papagaios reais. Habita zonas de recifes coralinos do mar Vermelho, a região do Indo-Pacífico e o oceano Atlântico - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2021
Nos siga noTelegram
Os cientistas provaram que um peixe pequeno com corpo e cabeça transparentes pertence a uma espécie antes desconhecida, sendo um modelo ideal para estudos neurofisiológicos.
Pesquisadores da Alemanha, EUA e Suíça determinaram que um peixe estudado em vários laboratórios neurobiológicos em todo o mundo sob o nome de Danionella translucida na realidade é uma espécie nova, antes desconhecida, segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports.
"Em termos do modo de vida e aparência, este peixe é praticamente idêntico à espécie já conhecida Danionella translucida", disse um dos autores do estudo, Ralf Britz. "Eles têm o mesmo habitat natural, mas suas características internas em algumas partes diferem consideravelmente. Nossas pesquisas genéticas mostram que estas duas espécies são parentes distantes".
O peixe recém-descoberto, que os cientistas chamaram de Danionella cerebrum, tem cerca de 13,5 milímetros de comprimento e habita os rios nos sopés da cordilheira Pegu, em Myanmar. Ele prefere as águas mais frias, abaixo de 30 centímetros de profundidade, com temperaturas de 25ºC.
​Nova espécie de modelo de vertebrados acabou de aparecer! Diga olá a Danionella cerebrum.
Embora os cientistas tenham identificado a espécie apenas agora, estes peixes são usados em muitos laboratórios para pesquisas neurofisiológicas.
A característica distintiva do peixe é um cérebro pequeno, o menor de todos os vertebrados. Estes peixes são ainda interessantes porque lhes falta a tampa do crânio, tornando-os modelos ideais para a pesquisa neurofisiológica.
Os pesquisadores esperam que os novos dados ajudem entender o surgimento e evolução dos primeiros vertebrados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала