Talibã nomeia novo representante do Afeganistão na ONU, demitindo o anterior

© REUTERS / PoolPresidente búlgaro Rumen Radev fala na 76ª Assembleia Geral da ONU, na sede da organização em Nova York, EUA, 21 de setembro de 2021
Presidente búlgaro Rumen Radev fala na 76ª Assembleia Geral da ONU, na sede da organização em Nova York, EUA, 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2021
Nos siga noTelegram
O Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) nomeou um novo representante do Afeganistão nas Nações Unidas em vez do designado pelo governo afegão anterior, mas a ONU ainda não aprovou a candidatura.
O movimento Talibã declarou à Organização das Nações Unidas (ONU) que o representante permanente nomeado pelo governo anterior afegão, Ghulam Isaczai, não representa mais o Afeganistão, disse à Sputnik o porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas, Farhan Haq.
"Em 20 de setembro de 2021, o secretário-geral recebeu uma carta em um formulário do 'Ministério das Relações Exteriores do Emirado Islâmico do Afeganistão', datada de 20 de setembro de 2021, assinada pelo 'ministro das Relações Exteriores' Amir Khan Muttaqi, pedindo para participar da 76ª Assembleia da ONU de 21 a 27 de setembro de 2021", afirmou Haq.
A carta também indica que o Afeganistão, a partir de 15 de agosto de 2021, não reconhece mais Ashraf Ghani como presidente, conforme Haq.
A carta referia que a missão do anterior representante permanente cessa e que Mohammad Suhail Shaheen é nomeado para o cargo, disse Haq.
O Comitê de Acreditação deve decidir quem representa o Afeganistão na ONU, comentou o funcionário das Nações Unidas.
"É uma questão para o Comitê de Acreditação", afirmou Haq.
Nesta terça-feira (21), começaram os debates da 76ª Assembleia Geral da ONU em Nova York. Representantes de mais de 100 países participam do evento neste ano, de forma presencial. Conforme a tradição, o presidente Jair Bolsonaro foi o primeiro a discursar na assembleia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала