Biden e Xi discutem como evitar conflito EUA-China em meio às tensões entre os dois países

© AFP 2022 / JIM WATSONO então vice-presidente dos EUA, Joe Biden (D), cumprimenta o então vice-presidente chinês Xi Jinping na Sala Roosevelt na Casa Branca em Washington, EUA, 14 de fevereiro de 2012
O então vice-presidente dos EUA, Joe Biden (D), cumprimenta o então vice-presidente chinês Xi Jinping na Sala Roosevelt na Casa Branca em Washington, EUA, 14 de fevereiro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2021
Nos siga noTelegram
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, tiveram uma conversa telefónica nesta sexta-feira (10), a primeira entre os dois líderes desde fevereiro. Xi e Biden discutiram a necessidade de evitar que a concorrência entre as duas maiores economias do mundo vire um conflito.
Em um comunicado, os Estados Unidos informaram que Biden e Xi tiveram uma "discussão ampla e estratégica", incluindo áreas onde os interesses e os valores convergem e aquelas em que divergem.
Um alto funcionário norte-americano disse à Reuters que os líderes se focaram em questões econômicas, alterações climáticas e COVID-19.
"O presidente Biden sublinhou o interesse persistente dos Estados Unidos na paz, estabilidade e prosperidade no Indo-Pacífico e no mundo em geral, e os dois líderes discutiram a responsabilidade de ambas as nações para garantir que a concorrência não se transformará em um conflito", segundo o comunicado da Casa Branca.
Por sua vez, Xi disse a Biden que as relações sino-americanas enfrentam "dificuldades sérias" por causa da política dos EUA em relação à China. O governo chinês apelou para uma comunicação mais profunda sobre as principais questões internacionais e manutenção de contato a vários níveis.
"O mundo beneficiará se a China e os EUA cooperarem. Mas o mundo sofrerá se a China e os EUA se confrontarem", indica o comunicado de Pequim, citado pelo segundo South China Morning Post.
As duas nações devem mostram "a coragem estratégica e política para impulsionar as relações China-EUA de volta para o caminho certo do desenvolvimento estável o mais rápido possível", sublinhou o presidente da China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала