TSE divulga nomes dos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições; militar será membro
© Folhapress / Zanone Fraissat Urnas eletrônicas usadas nas eleições municipais de 2020, 14 de setembro de 2020

Diante dos ataques ao sistema eleitoral brasileiro pelo Executivo, TSE anuncia nomes dos participantes que integrarão a comissão. Os membros acompanharão e fiscalizarão as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria.
Nesta quinta-feira (9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os nomes dos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições.
A criação da comissão é uma das medidas anunciadas pelo tribunal em agosto para ampliar a transparência das urnas eletrônicas e do sistema de votação brasileiro, conforme noticiado.
O grupo vai contar com a participação de representantes das Forças Armadas — o comandante de Defesa Cibernética, general Heber Garcia Portella —, do Congresso, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral.
Na sessão do tribunal em que anunciou a iniciativa, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que no dia 4 de outubro haverá uma exposição didática e detalhada do atual sistema de votação com a presença dos partidos e dos ministros da corte, segundo o UOL.
De acordo com a mídia, a comissão vai atuar por meio da análise do plano de ação do TSE para a ampliação da transparência do processo eleitoral e acompanhar e fiscalizar as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo eleitoral.
© Folhapress / Pedro LadeiraO TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) realiza o teste e lacração das urnas eletrônicas que serão enviadas para votação no exterior (foto de arquivo)

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral) realiza o teste e lacração das urnas eletrônicas que serão enviadas para votação no exterior (foto de arquivo)
Os membros também poderão poderá opinar e recomendar ações adicionais para garantir a máxima transparência.
A lista completa de participantes de Instituições e órgãos públicos seguem com os seguintes nomes: senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); ministro Benjamin Zymler, general Heber Garcia Portella; Luciana Diniz Nepomuceno, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); perito criminal Paulo César Hermann Wanner, do Serviço de Perícias em Informática da Polícia Federal; vice procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco, pelo Ministério Público Eleitoral.
Já os especialistas em tecnologia da Informação e representantes da sociedade civil são: André Luís de Medeiros Santos, Bruno de Carvalho Albertini, Roberto Alves Gallo Filho, Ana Carolina da Hora, Ana Claudia Santano e Fernanda Campagnucci, citados pelo G1.