Equipe de cientistas encontra exoplaneta 'ultraquente' com quase dobro da massa de Júpiter

CC BY 3.0 / NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill / Grande Mancha Vermelha de Júpiter
Grande Mancha Vermelha de Júpiter - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2021
Nos siga noTelegram
Uma equipe internacional de cientistas encontrou um exoplaneta "ultraquente" que contém ferro em sua atmosfera e é parecido com Júpiter.
Chamado de TOI-1518b, o corpo celeste foi detectado por um telescópio espacial da NASA enquanto conduzia observações da estrela TOI-1518. Este exoplaneta tem um raio 1.875 vezes superior ao de Júpiter e pouco mais do dobro de sua massa, conforme descrito no estudo publicado no portal arXiv.
O exoplaneta descoberto poderia fazer parte dos chamados "Júpiteres quentes", semelhantes, em termos de suas características, ao quinto planeta de nosso Sistema Solar, mas com períodos orbitais inferiores a dez dias. Estes planetas extrassolares têm altas temperaturas em sua superfície, pois orbitam muito perto de suas estrelas.
Além de conter ferro ionizado neutro em sua atmosfera, o TOI-1518b tem uma temperatura média de 2.218 graus Celsius, sendo que a temperatura medida no lado do dia é de 2.963 graus Celsius.
Outra característica do novo exoplaneta é que ele se situa, aproximadamente, a seis milhões de quilômetros de distância da estrela TOI-1518, possuindo uma órbita desalinhada em seu redor de apenas 1,9 dias.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала