Arqueólogos encontram pela 1ª vez na Europa crânio de hiena gigante quase completo (FOTO)

© Foto / Pixabay / ddcreativohnCaverna (imagem referencial)
Caverna (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2021
Nos siga noTelegram
Durante escavações arqueológicas na Crimeia, cientistas encontram ossadas de mamíferos pré-históricos na caverna de Tavrida.
Um grupo de cientistas e arqueólogos da Universidade Federal da Crimeia conseguiu desenterrar um crânio de uma hiena Pachycrocuta que habitava a área há 1,8–0,8 milhões de anos. A descoberta é um exemplo único no território da Europa, já que antes os cientistas só encontraram crânios fragmentados e alguns dentes desse mamífero, diz a assessoria de imprensa da Universidade Federal Vernadsky da Crimeia.
Encontrar um crânio quase ileso vai permitir que os cientistas entendam melhor o lugar da hiena Pachycrocuta na árvore evolucionária das hienas antigas da Eurásia. Até o momento, apenas foram encontrados um crânio similar na região russa de Transbaikal e mais dois na China.
© Foto / Press service of KFUCrânio da hiena Pachycrocuta
Crânio da hiena Pachycrocuta - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Crânio da hiena Pachycrocuta
Os arqueólogos nem pensam parar: só durante esta temporada eles também encontraram na área um crânio parcialmente intacto de um lince antigo e um canino do dente-de-sabre Homotherium.
Segundo Dmitry Gimranov, pesquisador sênior da Academia de Ciências da Rússia, "geralmente objetos tão frágeis se quebram em milhões de anos, e nós encontramos apenas fragmentos, então um dente inteiro também foi um grande sucesso".
A área em torno da caverna de Tavrida é uma fonte rica de artefatos: os cientistas russos já analisaram o solo na área e encontraram uns relictos de pequenos roedores. Além do mais, amostras de plantas e do solo da caverna contribuem muito para o entendimento das savanas dos tempos pré-históricos e do clima que predominava lá.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала