Talibã afirma ter assumido controle de 6 postos avançados na província de Panjshir

© AFP 2022 / AHMAD SAHEL ARMANMovimento de resistência afegão participam de treinamento militar na província de Panjshir. Foto de arquivo
Movimento de resistência afegão participam de treinamento militar na província de Panjshir. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2021
Nos siga noTelegram
O Vale do Panjshir tem resistido às conquistas do Talibã no Afeganistão. O grupo militante está cercando a região, tendo declarado esperar uma "transferência completa" do poder no país.
O movimento Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) afirmou nesta quarta-feira (1º) que seus militantes assumiram o controle de seis postos avançados na província de Panjshir, no Afeganistão, onde estão localizadas as forças de resistência, informou a agência de notícias afegã Pajhwok.
Também nesta quarta-feira (1º), o Talibã nomeou um governador para a província de Panjshir, anunciou o líder talibã Amir Khan Muttaqi. Mais cedo, um representante do Talibã disse à mídia que as negociações com a resistência tinham fracassado. 
O Vale do Panjshir era a única região do Afeganistão livre do controle do movimento. As forças de resistência são lideradas por Ahmad Massoud, líder guerrilheiro e filho de Ahmad Shah Massoud, ex-líder da Aliança do Norte morto há 20 anos pela Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), que prometeu se render se o Talibã proporcionasse liberdade e igualdade para todos os cidadãos e formasse um governo inclusivo.
© SputnikVale do Panjshir: única região resistente ao Talibã
Vale do Panjshir: única região resistente ao Talibã - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2021
Vale do Panjshir: única região resistente ao Talibã
O Talibã já havia deixado claro que aspira a uma "transferência completa" do poder no Afeganistão, embora tenha anunciado posteriormente a vontade de negociar a criação de "um governo transparente, inclusivo e islâmico".
Na semana passada, o Talibã cortou o acesso à Internet no Vale do Panjshir. A medida visava impedir que Amrullah Saleh, ex-vice-presidente do Afeganistão que se autodeclarou presidente interino do país, publicasse mensagens na rede social Twitter.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала