Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos, anuncia MRE

© AFP 2022 / RYAD KRAMDIMinistro das Relações Exteriores argelino Ramdane Lamamra. Foto de arquivo
Ministro das Relações Exteriores argelino Ramdane Lamamra. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2021
Nos siga noTelegram
A Argélia está cortando relações diplomáticas com o Marrocos, informou nesta terça-feira (24) o ministro das Relações Exteriores argelino, Ramdane Lamamra, em entrevista coletiva, acusando o país vizinho de "ações hostis".

"A Argélia decidiu cortar relações diplomáticas com o Reino de Marrocos a partir de hoje [...]. A história mostra que o Reino do Marrocos nunca parou de realizar ações hostis contra a Argélia", anunciou o chanceler durante conferência de imprensa e citado pela agência AFP.

A Argélia havia dito anteriormente que revisaria suas relações com Marrocos após "atos hostis", de acordo com uma declaração anterior da presidência. "Os incessantes atos hostis levados a cabo por Marrocos contra a Argélia exigiram a revisão das relações entre os dois países e a intensificação dos controles de segurança nas fronteiras ocidentais", lia-se no comunicado da semana passada.

Em julho, o Ministério das Relações Exteriores da Argélia chamou de volta seu embaixador em Marrocos e sugeriu possíveis medidas adicionais no último aumento de tensão entre os vizinhos do norte da África sobre o disputado território do Saara Ocidental. O grupo independentista Frente Polisário luta pela independência do Saara Ocidental, uma colônia espanhola até meados da década de 1970, agora amplamente ocupada e administrada pelo Marrocos.

© AP Photo / Daniel Ochoa de OlzaSoldados da Frente Polisário durante uma parada militar na aldeia de Tifariti, Saara Ocidental (foto de arquivo).
Argélia rompe relações diplomáticas com Marrocos, anuncia MRE - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2021
Soldados da Frente Polisário durante uma parada militar na aldeia de Tifariti, Saara Ocidental (foto de arquivo).

Argélia e Marrocos travaram uma guerra por sua fronteira comum no início dos anos 1960, e as travessias de terra estiveram fechadas por quase três décadas. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала