Erradicar completamente COVID-19? Cientistas avaliam chances de acabar com vírus

© AFP 2022 / Yuri CortezEnfermeira segura um frasco vazio da vacina cubana Abdala contra COVID-19, durante campanha de vacinação em massa em Caracas, Venezuela. Foto de arquivo
Enfermeira segura um frasco vazio da vacina cubana Abdala contra COVID-19, durante campanha de vacinação em massa em Caracas, Venezuela. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2021
Nos siga noTelegram
Um novo estudo de cientistas da Nova Zelândia sugere que podemos voltar aos tempos pré-COVID e erradicar completamente o novo coronavírus.

Realizando uma meta-análise de pesquisas anteriores e comparando com a poliomielite e a varíola, os cientistas sugerem que erradicação do novo coronavírus é possível, embora não seja fácil, segundo o estudo publicado na revista BMJ Global Health.

"Embora nossa análise seja um esforço preliminar com vários componentes subjetivos, ela parece colocar a erradicação da COVID-19 no reino das possibilidades, especialmente em termos de viabilidade técnica", afirmaram os pesquisadores.

Durante a pesquisa, os cientistas criaram um sistema de avaliação de três pontos para 17 variáveis de erradicação do coronavírus, como, por exemplo, disponibilidade de vacina segura e eficiente, vida útil da imunidade, impacto das medidas de saúde pública e gestão governamental eficiente de mensagens de controle do vírus.

A COVID-19 marcou 28 pontos de 51, enquanto a pólio marcou 26. Isso significa que não precisamos de pontuação perfeita para todas as variáveis, mas temos muitos elementos necessários para podermos considerar a erradicação possível.

"Nesta análise preliminar, a erradicação da COVID-19 parece um pouco mais possível do que a pólio, mas muito menos do que a varíola", concluiu a equipe de pesquisadores.

No entanto, existem vários desafios técnicos para o novo coronavírus, em comparação com a pólio e varíola. Por exemplo, há hesitação vacinal e a evolução rápida das cepas do vírus.

Por outro lado, as tentativas de erradicar a infecção, mesmo que esta não seja totalmente alcançada, levariam a certas vantagens noutras áreas. A modernização dos sistemas de saúde para facilitar a erradicação da COVID-19 teria benefícios para controlar outras doenças, de acordo com os cientistas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала