Cientista explica o que aconteceria se a Terra parasse de girar repentinamente

© Foto / Pixabay / PIRO4DPlaneta Terra (foto de arquivo)
Planeta Terra (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2021
Nos siga noTelegram
Nosso planeta gira devido ao modo como o Sistema Solar foi formado há 4,6 bilhões de anos. Naquela época, uma enorme nuvem de gás e poeira colapsou sob sua própria gravidade. Quando esse processo estava ocorrendo, a nuvem começou a girar com nosso planeta herdando essa rotação.

Para fazer uma volta completa em torno de seu eixo a Terra leva 23 horas e 56 minutos, com nosso planeta azul se movendo a cerca de 1.770 km/h, ou 491,6 metros por segundo. Mas o que aconteceria se um dia o planeta parasse de girar?

Para visualizar as consequências inconcebíveis deste cenário que, segundo alguns cientistas, pode ocorrer em 18,5 bilhões de anos, podemos imaginar uma pessoa dirigindo um carro a 160 km/h sem usar cinto de segurança e bater em outro veículo, escreve portal LiveScience.

Provavelmente você já viu algo semelhante nos filmes de ação – nesse caso a pessoa dentro do carro voa, enquanto o veículo permanece no mesmo sítio.

É exatamente isso o que aconteceria com os seres vivos na Terra se ela parar de girar. De acordo com o astrofísico dos EUA Neil deGrasse Tyson, tudo o que não estivesse fixado à Terra voaria para leste a 1.770 km/h.

Mas isso seria apenas o começo. De acordo com um "experimento imaginário" conduzido por James Zimbelman, geólogo chefe emérito do Museu Nacional Aeroespacial do Smithsonian em Washington DC, a súbita cessação de rotação afetaria também nossa atmosfera, criando ventos incrivelmente fortes, que seriam seguidos de tsunamis massivos.

A parada repentina achataria a protuberância no equador, o que faria com que os oceanos e mares migrassem para os polos onde a gravidade é mais forte. Como resultado, nosso planeta teria dois superoceanos – um no norte e outro no sul – com um continente gigante no meio. Os terráqueos teriam sol por seis meses e outros seis seriam passados na escuridão.

"Não há nenhuma força natural que impeça a Terra de girar. Um dos fundamentos da física é a conservação do momento angular. Quando algo está girando, é preciso aplicar a mesma força [na direção oposta] para impedi-lo de girar", explicou James Zimbelman.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала