Se Talibã tomar controle do Afeganistão, país se tornará 'Estado pária', diz Blinken

© AP Photo / Evelyn HocksteinO secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, participa de reunião em San José, Costa Rica, terça-feira, 1º de junho de 2021
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, participa de reunião em San José, Costa Rica, terça-feira, 1º de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2021
Nos siga noTelegram
O grupo terrorista declarou que tinha conseguido conquistar aproximadamente 90% do controle das fronteiras do Afeganistão, mas Cabul classificou tal declaração como uma "mentira absoluta".

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, contou ao canal de notícias MSNBC que caso o Talibã consiga tomar controle do país, o Estado afegão se tornará um "Estado pária".

De igual modo, Blinken acrescenta que se isso acontecer, o Afeganistão não vai receber a ajuda que espera da comunidade internacional.

"Temos grandes preocupações sobre as ações que o Talibã está tomando, [pois] indicam que pode estar tentando tomar o país à força, mas se isso acontecer, o Afeganistão passaria a ser um Estado pária [...] Não obteria [nem] a ajuda que está buscando [nem] o que o Talibã diz que deseja - caso tenha alguma responsabilidade pelo país. Não obteria o apoio da comunidade internacional que diz querer", declarou o secretário de Estado norte-americano.

O diplomata sublinha que Washington não defende uma solução militar para o país em causa, mas que está buscando um jeito de terminar um conflito que já dura há quatro décadas.

© REUTERS / Jalil AhmadEx-mujahideen apoiador das forças afegãs no combate ao Talibã, província de Herat, Afeganistão, 10 de julho de 2021
Se Talibã tomar controle do Afeganistão, país se tornará 'Estado pária', diz Blinken - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2021
Ex-mujahideen apoiador das forças afegãs no combate ao Talibã, província de Herat, Afeganistão, 10 de julho de 2021
"Estamos fornecendo nosso apoio por meio da nossa embaixada e por meio de outras embaixadas para o povo afegão e, ao mesmo tempo, estamos trabalhando para cumprir nosso compromisso com aqueles que nos ajudaram e colocaram suas vidas em risco - intérpretes, tradutores - eles estão se beneficiando de um programa chamado de programas de Visto Especial de Imigrante, que permite que busquem vistos para virem para os EUA [...] Estamos avançando muito, muito rapidamente com esse programa", afirmou Blinken.

O Afeganistão se encontra sob uma escalada de violência, à medida que as forças internacionais se retiram do país. Desde o início de sua saída, o Talibã tem conduzido missões ofensivas, conquistando vários territórios.

O representante do grupo, Zabihullah Mujahid, teria afirmado na quinta-feira (22) que 90% dos territórios perto das fronteiras do país já estariam sob seu controle, informação refutada pelo ministro da Defesa afegão, Fawad Aman, chamando isso de "mentira absoluta" e "propaganda sem fundamento".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала