- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo exonera diretor do Ministério da Saúde que deu autorização para negociação com AstraZeneca

© REUTERS / Kai PfaffenbachEnfermeira mostra bandeja com doses de vacina da farmacêutica AstraZeneca, na cidade de Hagen, Alemanha, 19 de março de 2021
Enfermeira mostra bandeja com doses de vacina da farmacêutica AstraZeneca, na cidade de Hagen, Alemanha, 19 de março de 2021  - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2021
Nos siga noTelegram
Após análise de troca de e-mails, ficou comprovado que Lauricio Monteiro Cruz deu aval para reverendo negociar compra de vacinas da AstraZeneca com valor superfaturado.

Nesta quinta-feira (8), em texto publicado no Diário Oficial da União, o governo decidiu exonerar Lauricio Monteiro Cruz, diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, segundo o G1.

Cruz teria concedido aval para que um reverendo e a entidade gerenciada por ele negociassem 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa norte-americana Davati Medical Supply.

​Se comunicando com o reverendo através de e-mails, ficou comprovado que Cruz o respondeu agradecendo pela disponibilidade da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (SENAH) na apresentação da proposta para as milhões de doses da AstraZeneca.

O diretor também teria dito que "todos os processos de aquisição de vacinas no âmbito do Ministério da Saúde estão sendo direcionados pela Secretaria Executiva", segundo a mídia.

Em outro e-mail, Cruz diz a Herman Cardenas, presidente da Davati nos Estados Unidos, que a SENAH tem o aval do Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas com a farmacêutica.

Ficou comprovado que o valor negociado pelo reverendo era de US$ 17,50 (R$ 92,24) por dose, três vezes mais do que o Ministério da Saúde pagou em janeiro a um laboratório indiano, de acordo com a mídia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала