Dois corpos celestes se aproximam da Terra após Dia do Asteroide

CC BY 3.0 / Fotolia / Um asteroide aproxima-se da Terra (imagem referencial)
Um asteroide aproxima-se da Terra (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2021
Nos siga noTelegram
Esta quarta-feira (30) é celebrado o Dia do Asteroide, um evento promovido pela ONU e monitorado pela Fundação do Asteroide, que tem como objetivo aumentar o conhecimento público sobre riscos associados aos impactos dos asteroides.

Agora, segundo informa a revista Newsweek, um grande asteroide deverá passar perto do planeta Terra no dia seguinte (1º). 

O corpo celeste rochoso, que é monitorado pelo Centro de Pesquisa de Objetos Próximos da Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da NASA, deverá ter entre 110 metros a 250 metros de diâmetro. Este atingirá sua proximidade máxima da Terra pelas 19h53 (20h53, no horário de Brasília), a cerca de 4,5 milhões de quilômetros, detalha a mídia norte-americana.

Este asteroide foi chamado de 2021 GM4, e o CNEOS acredita que pode ser um asteroide potencialmente perigoso, com base em suas medidas e sua probabilidade em se chocar com nosso planeta. 

Para que um asteroide possa ser considerado potencialmente perigoso, deverá em algum ponto chegar a menos de 7,5 milhões de quilômetros da Terra, e ter um diâmetro de pelo menos 152 metros. 

No entanto, o 2021 GM4 não será o único asteroide a passar perto da Terra na quinta-feira (1º). Outro menor chamado de 2010 XJ11 também se atravessará perto do planeta, a uma distância de aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros. É estimado que este segundo asteroide tenha um diâmetro de quase 100 metros - praticamente o comprimento de um campo de futebol americano - devendo se encontrar o mais próximo de nosso planeta pelas 00h35 (01h35 do 2º de julho, no horário de Brasília).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала