Biden 'desafiou abertamente' Putin sobre várias questões na cúpula de Genebra, diz Casa Branca

© REUTERS / Denis BalibouseVladimir Putin, presidente da Rússia, durante o encontro com Joe Biden, presidente dos EUA, na Villa La Grange em Genebra, Suíça, 16 de junho de 2021
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante o encontro com Joe Biden, presidente dos EUA, na Villa La Grange em Genebra, Suíça, 16 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2021
Nos siga noTelegram
Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, frisou que o presidente norte-americano foi franco ao relatar diferentes questões com seu homólogo russo.

Joe Biden, presidente dos EUA, "desafiou abertamente" Vladimir Putin, presidente da Rússia, sobre uma série de questões em sua cúpula em Genebra, afirmou nesta quinta-feira (17) Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA.

O alto funcionário norte-americano respondeu, falando aos repórteres, à sugestão de Kevin McCarthy, líder republicano na Câmara dos Representantes dos EUA, segundo o qual Biden "deu um passe livre para Vladimir Putin", apesar da "longa lista de transgressões" da Rússia.

Sullivan respondeu que os comentários do legislador foram "desmentidos pela volumosa evidência de que Biden desafiou o presidente Putin em uma série de questões que o presidente anterior [Donald Trump], que o representante McCarthy apoiou fortemente, deixou passar ao presidente Putin".

Sullivan também caracterizou a cúpula de quarta-feira (16) como invulgarmente "produtiva" e substantiva, com resultados realmente tangíveis para mostrar.

"Eu realmente não acredito que seja hipérbole dizer que Joe Biden retorna desta viagem como o líder claro e consensual do mundo livre", disse o membro da administração de Biden, cuja turnê europeia também incluiu a participação nas cúpulas do G7, da OTAN, e entre a União Europeia e EUA.

Jake Sullivan também confirmou que Biden e Putin discutiram os membros das missões diplomáticas, e que o presidente russo assegurou a seu homólogo norte-americano que a embaixada dos EUA em Moscou ficaria dotada de pessoal adequado. O funcionário disse que Biden encorajou Putin a ser "prático e flexível" nessa questão.

Sullivan observou ainda que a cibersegurança foi uma das questões discutidas, e que os EUA "poderão ver nos próximos meses se o progresso [nesta área] é possível, ou se simplesmente teremos que tomar medidas para salvaguardar nossos interesses porque o progresso não ocorreu".

Resposta de Putin à cúpula

Vladimir Putin, por sua vez, considerou nesta quinta-feira (17) que a imagem deixada pela mídia sobre Joe Biden "não tem nada a ver com a realidade", que é "profissional", "concentrado", e faz seu trabalho "com muita habilidade".

Durante a coletiva de imprensa que seguiu as discussões bilaterais, o líder da Rússia considerou estar "satisfeito" com as "explicações" dadas pelo presidente dos EUA acerca de suas duras declarações sobre Putin em março, e disse esperar que Biden possa "trabalhar tranquilamente" ao longo de sua presidência.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала