Rússia continuará desenvolvendo frota de quebra-gelos mais poderosa do mundo, segundo presidente

© Sputnik / Vera KostamoQuebra-gelo da Rússia no oceano Ártico
Quebra-gelo da Rússia no oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2021
Nos siga noTelegram
Rússia tem a mais poderosa frota de quebra-gelos nucleares do mundo que continuará desenvolvendo, afirmou o presidente russo Vladimir Putin durante a celebração do Dia da Rússia no Kremlin.

"Temos a frota de quebra-gelos mais poderosa, a frota de quebra-gelos nucleares mais poderosa está na Rússia, e estamos desenvolvendo-a. Em breve vamos construir vários quebra-gelos novíssimos e muito potentes, incluindo o Lider [Projeto 10510]. Atualmente no mundo não há, nem nunca houve, quebra-gelo semelhante, nem mesmo aqui [na Rússia]", afirmou Putin no sábado (12).

Presidente observou que o Lider vai quebrar gelo de espessura quase ilimitada, até três metros.

Os quebra-gelos nucleares do projeto Lider são necessários para garantir a navegação durante o todo ano na Rota Marítima do Norte.
© Foto / RosatomModelo 3D do quebra-gelo Líder
Rússia continuará desenvolvendo frota de quebra-gelos mais poderosa do mundo, segundo presidente - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2021
Modelo 3D do quebra-gelo Líder

O novo navio terá 209 metros de comprimento, 47,4 metros de boca, potência de 120 megawatts e velocidade de 22 nós em água sem gelo.

Rússia está atualmente construindo o terceiro e quarto quebra-gelos do projeto 22220, Yakutia e Chukotka, com a entrega prevista para 2024 e 2026 respectivamente.

Atualmente os quebra-gelos da classe Arktika, projeto 22220, são os maiores e mais potentes do mundo e têm 173,3 metros de comprimento, 34 metros de boca e deslocamento de 33,5 mil toneladas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала