Oito mil pessoas cruzam a fronteira do Congo para Ruanda após erupção de vulcão (VÍDEO, FOTOS)

© AP Photo / Justin KabumbaUma pessoa fica em frente à lava da erupção do monte Nyiragongo, em Buhene, nos arredores de Goma, no Congo, na madrugada de domingo, 23 de maio de 2021
Uma pessoa fica em frente à lava da erupção do monte Nyiragongo, em Buhene, nos arredores de Goma, no Congo, na madrugada de domingo, 23 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2021
Nos siga noTelegram
Autoridades locais dizem que 15 pessoas morreram. Cerca de 30 mil moradores da região de Goma tiveram de deixar suas casas.

erupção do vulcão no monte Nyiragongo, na República Democrática do Congo, matou 15 pessoas, informaram autoridades neste domingo (23). O fenômeno gerou caos na cidade de Goma e nos arredores, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas.

Lava do vulcão Nyiragongo atinge a cidade de Goma, na República Democrática do Congo.

Mais de 500 casas ficaram destruídas pela lava, e cerca de 30 mil pessoas tiveram de fugir das áreas afetadas. Quase oito mil pessoas migraram para Ruanda, na fronteira com os locais mais atingidos. A Unicef sustenta que há mais de 170 crianças desaparecidas.

Apesar dos primeiros relatos sobre a destruição do aeroporto da cidade, imagens de Goma, República Democrática do Congo após a erupção do vulcão Nyiragongo (a primeira desde 2002) mostram o contrário (à esquerda da imagem). Oito mil pessoas fugiram de suas casas, mas dezenas continuam desaparecidas.

O centro de Goma em si não foi atingido pela lava. Mas o ar da cidade ficou difícil de respirar por causa das cinzas e pequenas vilas nos arredores tiveram construções destruídas pela erupção.

Moradores de Goma, na RDC [República Democrática do Congo] fogem da cidade após uma erupção repentina do vulcão Nyiragongo, em 22 de maio. Pelo menos 15 mortes foram confirmadas e o número deve aumentar, enquanto mais de 500 casas foram destruídas. O vulcão entrou em erupção pela última vez em 2002, tirando 245 vidas.

Moradores da região não sabem o que fazer, segundo relatos obtidos pela agência Associated Press.

Vale lembrar que Goma passou por tragédia semelhante em 2002, quando o mesmo vulcão entrou em erupção e a lava chegou à cidade. Centenas morreram na ocasião, e mais de 100 mil ficaram desabrigados.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала