Cientistas espanhóis buscam descobrir verdade sobre origem de Cristóvão Colombo estudando seu DNA

CC BY 2.0 / Mike Steele / Estátua de Cristóvão Colombo
Estátua de Cristóvão Colombo - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2021
Nos siga noTelegram
As origens de Cristóvão Colombo, navegador europeu que descobriu a rota marítima da Europa para a América, continuam sendo um mistério para os historiadores.

Apesar de o conhecimento geral atribuir seu local de nascimento à Itália, em 1451, existem algumas teorias que especulam que outros países pudessem ser a sua terra natal.

Cientistas espanhóis da Universidade de Granada, na Espanha, conduzirão um teste de DNA nos restos mortais do navegador e de seu irmão Diego e, se tudo ocorrer como planejado, deverão ser capazes de resolver o mistério das origens deles, segundo um comunicado da instituição acadêmica.

"Não há dúvida de nossa parte [sobre sua origem italiana], mas podemos fornecer dados objetivos que podem [...] terminar com uma série de teorias existentes", declarou José Antonio Lorente, pesquisador-chefe do estudo de DNA da Universidade de Granada.

As teorias em questão sugerem que, em vez de italiano, Colombo pudesse ser nativo da Espanha, de Portugal, da Croácia, ou até mesmo da Polônia.

© AP Photo / Tony GentileCópia da carta de Cristóvão Colombo
Cientistas espanhóis buscam descobrir verdade sobre origem de Cristóvão Colombo estudando seu DNA - Sputnik Brasil, 1920, 20.05.2021
Cópia da carta de Cristóvão Colombo
"Espero com esta pesquisa que cheguemos a uma conclusão que nos une em nosso objetivo comum – demonstrar que Colombo foi um nobre espanhol e não um marinheiro genovês [cidadão de Génova, na Itália]", disse o historiador Alfonso Sanz que, por sua vez, acredita que o navegador nasceu em Henares, no centro da Espanha.

Agora, apenas nos resta esperar até outubro deste ano, quando é esperado saber os resultados dos testes de DNA do responsável pela descoberta do continente americano pela Europa, em 1492, evento que mais tarde acabou contribuindo para sua colonização.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала