Especialista explica quais tecnologias são usadas para fabricação de navios furtivos russos

© Sputnik / Pavel Lvov / Abrir o banco de imagensCruzador de mísseis Marshal Ustinov atracado no cais da Frota do Norte russa em Severomorsk
Cruzador de mísseis Marshal Ustinov atracado no cais da Frota do Norte russa em Severomorsk - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2021
Nos siga noTelegram
Especialista da Rússia informou sobre as tecnologias furtivas modernas que são usadas para reduzir a visibilidade de embarcações aos radares.

Os construtores navais russos usam todas as tecnologias furtivas modernas, disse à Sputnik Vladimir Pospelov, membro do conselho da Comissão da Indústria de Defesa da Rússia e do Conselho Naval junto do governo da Rússia.

"Esta área vai ser desenvolvida, mas é preciso entender claramente que um navio não é uma agulha. As capacidades dos grupos de satélites e do reconhecimento aéreo permitem detectar qualquer navio", afirmou o especialista.

O objetivo de redução da visibilidade das embarcações aos radares é atingido usando diferentes métodos, primeiramente através da arquitetura do próprio navio. Os destróieres e cruzadores de gerações anteriores tinham muitas antenas projetadas para fora, "pareciam ouriços", disse o especialista. Nas corvetas começaram a usar um mastro integrado, todas as antenas são escondidas na superestrutura.

Outro método para reduzir a visibilidade aos radares é usar materiais compostos e revestimentos e tintas especiais, segundo Pospelov.

Além da inteligência por satélite, a atividade de rádio do navio furtivo ajuda a detectar sua localização. O navio não pode navegar mantendo silêncio de rádio permanente, destacou o especialista.

"Logo que um dispositivo emissor é ligado, [o navio] será detectado por meios de inteligência de rádio", explicou Pospelov.

A invisibilidade aos radares é sobretudo necessária quando a embarcação é atacada com mísseis antinavio com ogivas guiadas por radar. Mas essa questão é resolvida com sucesso usando meios de guerra eletrônica, concluiu o especialista russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала