- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil: Ministério da Saúde elabora documento contra uso da cloroquina em casos de COVID-19

© Folhapress / Edu Andrade/FatopressPresidente Jair Bolsonaro mostra caixa de cloroquina durante cerimônia de posse do ministro da Saúde, general Eduardo Pauzello, no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Presidente Jair Bolsonaro mostra caixa de cloroquina durante cerimônia de posse do ministro da Saúde, general Eduardo Pauzello, no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2021
Nos siga noTelegram
Um grupo técnico do Ministério da Saúde produziu um documento preliminar com orientações sobre o uso de medicamentos como a azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento contra a COVID-19.

Conforme publicou o portal G1, o documento, chamado de "Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com COVID-19", se coloca contra o uso desses medicamentos apontando a falta de eficácia contra a doença do novo coronavírus.

A orientação passará ainda pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Em meio a esse processo, o documento passará por dez dias sob consulta pública e poderá ser adotado como diretriz do governo federal.

O uso desses medicamentos contra a COVID-19 já foi descartado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que ressalta a possibilidade de efeitos colaterais.

Caso seja realmente adotada, a orientação será a primeira do Ministério da Saúde a desaconselhar o uso desses medicamentos.

Ao longo da pandemia, o governo federal tem defendido abertamente o uso do coquetel contra a COVID-19, tendo o próprio presidente Jair Bolsonaro como o principal defensor.

© Foto / Carolina Antunes/Divulgação/Palácio do PlanaltoO presidente da República, Jair Bolsonaro, segura cerimônia caixa de hidroxicloroquina no Palácio do Planalto.
Brasil: Ministério da Saúde elabora documento contra uso da cloroquina em casos de COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2021
O presidente da República, Jair Bolsonaro, segura cerimônia caixa de hidroxicloroquina no Palácio do Planalto.

Em maio de 2020, o ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, chegou a mudar o protocolo da pasta para permitir a prescrição de cloroquina para pacientes de casos leves de COVID-19.

Na posse oficial do ministro, Bolsonaro chegou a aparecer com uma caixa de hidroxicloroquina nas mãos, defendendo o uso do medicamento. O presidente fez aparições públicas semelhantes em diversas oportunidades.

O Brasil é um dos países mais impactados pela pandemia da COVID-19 e acumula mais de 15,5 milhões de casos da doença, além de quase 436 mil mortes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала