- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Restrições à entrada de viajantes no Brasil são eticamente justificáveis, diz especialista

© Folhapress / Miguel Noronha/Agência F8Movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, no dia 18 de março de 2021
Movimentação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, no dia 18 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2021
Nos siga noTelegram
Todas as medidas para diminuir a proliferação da COVID-19 são válidas e as restrições à entrada de viajantes no Brasil são eticamente justificáveis, disse especialista à Sputnik Brasil.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, secretários estaduais de Saúde pediram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a adoção urgente de medidas restritivas nas fronteiras do país para evitar a chegada de novas variantes do coronavírus no Brasil. 

A principal preocupação é com a cepa indiana, que se espalha rapidamente e poderia causar uma infecção mais perigosa. 

Para Daniela Alves, professora de relações internacionais do Ibmec-São Paulo e mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a medida é adequada para o atual cenário. 

"As medidas restritivas que foram solicitadas pelos secretários de Saúde, ao meu ver, são adequadas para esse momento. Aliás, toda iniciativa que evite o aumento de casos e a entrada de novas variantes aqui no país deve ser avaliada", disse a pesquisadora responsável pelas áreas de saúde e relações internacionais do Laboratório de Bioética e Ética na Ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Quarentena obrigatória

Além disso, os gestores de Saúde pedem a implementação da quarentena obrigatória de 14 dias para viajantes oriundos de locais com alta prevalência de variantes ou maior risco epidemiológico.

"Existem diversas restrições que foram aplicadas desde o ano passado e foram alteradas ao longo do tempo, de acordo com a evolução da pandemia em cada país. Há países, por exemplo, que restringem totalmente alguns voos, outros implementam a quarentena como alternativa, como essa que os secretários solicitaram e estão tentando aplicar no Brasil", afirmou a pesquisadora. 

Governo estuda suspensão de voos

Segundo matéria do jornal O Globo, o governo estuda suspender os voos provenientes da Índia. A proposta estaria em discussão no Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 (CCSMI).

Além disso, pode ser adotada exigência de apresentação à companhia aérea, pelos viajantes, de teste laboratorial de COVID-19 (PCR) 72 horas antes do embarque. 

Orientação da OMS

Daniela Alves defende a restrição à entrada de viajantes provenientes de outros países e diz que a medida, no contexto da pandemia, é "eticamente justificável", inclusive por orientação da Organização Mundial da Saúde. 

"A medida também pode ser considerada eticamente justificável. A própria orientação ética da OMS indica que as razões para impor restrições devem estar estritamente relacionadas aos riscos que os indivíduos podem representar para os outros. Portanto, é uma medida que pode ser adequadamente avaliada, sim", argumentou. 

Atualmente a Índia é o país que atravessa a pior crise da COVID-19 no mundo, com alta de casos e colapso no sistema de saúde. A nação ultrapassou a marca de 20 milhões de casos, número que, até o momento, só foi atingido pelos Estados Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала