EUA: Suprema Corte decidirá sobre posse de armas de fogo na rua

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteA Suprema Corte é vista em Washington quando uma tempestade se aproxima, em junho de 2019
A Suprema Corte é vista em Washington quando uma tempestade se aproxima, em junho de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2021
Nos siga noTelegram
A Suprema Corte dos EUA concordou nesta segunda-feira (26) em ouvir uma contestação apoiada pelo lobby das armas contra uma lei de Nova York que restringe o porte de armas de fogo fora de casa.

Enquanto o país enfrenta uma série de tiroteios em massa nos últimos meses, a Suprema Corte dos Estados Unidos discutirá nas próximas semanas se cidadãos podem portar armas de fogo fora de casa, apesar das leis estaduais.

Este será o primeiro grande caso envolvendo o direito constitucional da Segunda Emenda (sobre porte de armas) ouvido pela mais alta corte do país em mais de uma década, escreve a Reuters.

​A ação a ser julgada pela Suprema Corte foi movida por dois homens, em Nova York, que não tiveram permissão para porte de arma para legítima defesa. A lei estadual, com mais de um século, exige que seja feita uma solicitação para obter uma licença para portar uma arma fora de casa, e assim estabelecer uma "causa justa".

Os rapazes envolvidos na ação recorreram aos tribunais inferiores, porém, tendo seus recursos rejeitados, a Suprema Corte concordou em decidir sobre o caso.

O tribunal afirmou que se limitaria a responder "se a negação do estado [de Nova York] aos pedidos dos peticionários de licenças de porte para autodefesa viola a Segunda Emenda".

O caso será discutido perante uma Suprema Corte com uma maioria conservadora. Para a Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês) e muitos proprietários de armas, a questão é simples: a Constituição garante o direito dos cidadãos ao porte de armas.

Em 2008, porém, o Supremo Tribunal decidiu que a Segunda Emenda garante o direito de ter uma arma em casa, mas cabe às cidades e estados definirem suas próprias regras sobre o porte de armas de fogo fora de casa. Os demandantes no caso de Nova York querem que esse direito seja estendido para além do lar.

© AP Photo / WABC via APFoto aérea fornecida pela emissora de rádio WABC mostra a polícia na cena de um tiroteio em um supermercado Stop & Shop em West Hempstead, em Nova York, no dia 20 de abril de 2021
EUA: Suprema Corte decidirá sobre posse de armas de fogo na rua - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2021
Foto aérea fornecida pela emissora de rádio WABC mostra a polícia na cena de um tiroteio em um supermercado Stop & Shop em West Hempstead, em Nova York, no dia 20 de abril de 2021

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала