Concorrência à China? Jazida de terras raras na Sibéria é avaliada como uma das maiores do mundo

© REUTERS / China Stringer NetworkMáquina de mineração trabalha na mina Bayan Obo, que contém minerais de terras raras, na Mongólia Interior, China (foto de arquivo)
Máquina de mineração trabalha na mina Bayan Obo, que contém minerais de terras raras, na Mongólia Interior, China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2021
Nos siga noTelegram
A avaliação das reservas da jazida de Tomtor confirmou sua escala e o alto teor de minérios. É uma das jazidas-chave de nióbio e terras raras do mundo.

Tomtor, uma jazida de nióbio e terras raras localizada no nordeste da Sibéria, na república de Yakútia, é a terceira maior do mundo deste tipo, assegurou a empresa de mineração Polymetal, participante minoritário do projeto.

"A avaliação das reservas confirmou que a escala e o alto teor de Tomtor a tornam em uma das jazidas-chave de nióbio e terras raras do mundo", afirmou o diretor executivo da Polymetal, Vitaly Nesis, citando a avaliação da ThreeArc Mining, operadora do projeto, que avaliou um setor da jazida.

A mineradora de prata, ouro e cobre Polymetal, cotada nas bolsas de Londres e de Moscou, conta com participação de 9,1% na ThreeArc Mining.

ThreeArc está começando o estudo de viabilidade do projeto, que representa a construção de uma fábrica com capacidade anual de produção de 160 mil toneladas (peso seco) de minério, programada para começar em 2025.

O nióbio é utilizado em ligas metálicas, principalmente no aço, que são reforçadas mediante a adição de uma pequena porcentagem desse elemento. Além disso, as aplicações incluem a indústria nuclear, eletrônica, óptica e joalharia.

As terras raras é um grupo de 17 elementos químicos essenciais para uma ampla gama de indústrias, desde a eletrônica de consumo e automóveis elétricos até a fabricação de componentes militares. Atualmente, a China domina a produção mundial de elementos de terras raras, descritos como "ouro industrial" e que são difíceis de extrair e processar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала