Documentos desclassificados revelam tentativas da CIA de assassinar Fidel e Raúl Castro

© AFP 2022 / ADALBERTO ROQUEFidel (esquerda) e Raúl Castro durante uma sessão do Partido Comunista de Cuba em 19 de abril de 2011 (foto de arquivo)
Fidel (esquerda) e Raúl Castro durante uma sessão do Partido Comunista de Cuba em 19 de abril de 2011 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2021
Nos siga noTelegram
Documentos ultrassecretos são divulgados na semana em que ocorre o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, que marca a aposentadoria política de Raúl Castro.

No momento em que o ex-presidente Raúl Castro anunciava sua aposentadoria da vida política em Cuba, o Arquivo de Segurança Nacional dos EUA publicou documentos ultrassecretos desclassificados da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) confirmando a tentativa de assassinato dos líderes cubanos e irmãos Fidel e Raúl Castro na década de 1960.

"No primeiro plano conhecido de assassinato da CIA contra líderes da revolução cubana, altos funcionários da agência [norte-americana] ofereceram ao piloto de um avião que transportava Raúl Castro de Praga a Havana um pagamento de US$ 10.000 (aproximadamente R$ 56 mil na cotação atual) […] [para] incorrer em riscos de encenar um 'acidente' durante o vôo", lê-se no documento divulgado no site do Arquivo de Segurança Nacional dos EUA.

Ainda segundo o texto, o piloto, José Raúl Martínez, recrutado pela CIA como informante em Cuba, concordou em executar o macabro plano. Depois de iniciada a viagem, o escritório de Washington em Havana recebeu ordens de abandonar a missão, mas não tiveram como contatar o piloto. Martínez teria informado o seu contato na CIA, William Murray, "que não teve a oportunidade de arranjar um acidente como haviam discutido".

© AFP 2022 / Ariel Ley Royero/ACNRaúl Castro anuncia saída da liderança do Partido Comunista de Cuba.
Documentos desclassificados revelam tentativas da CIA de assassinar Fidel e Raúl Castro - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2021
Raúl Castro anuncia saída da liderança do Partido Comunista de Cuba.

Tentativa de matar Fidel

Os documentos, que mostram as iniciativas dos funcionários das agências de inteligência norte-americanas, são seis no total, incluindo memorandos e telegramas.

Entre esses, há um que conta outra tentativa, desta vez para assassinar Fidel Castro, que começou a nascer semanas após o complô contra Raul Castro. Em agosto de 1960, o diretor de operações secretas da CIA, Richard Bissell, autorizou a missão para matar Fidel Castro e "aumentar as chances de sucesso do programa contrarrevolucionário da CIA para derrubar seu regime".

Para a operação, a CIA "desenvolveu uma pílula que tinha os elementos de solubilidade rápida, alto conteúdo letal e pouca ou nenhuma rastreabilidade". Seis unidades foram produizas e seriam dadas a Fidel misturadas com bebida ou algum alimento, conta o documento. Todavia, a missão foi cancelada após o episódio da Baía dos Porcos, uma tentativa frustrada de invadir a costa cubana em abril de 1961 por exilados anticastristas que contou com o apoio da CIA.

© Sputnik / Eduard Pesov / Abrir o banco de imagensFidel Castro é flagrado fumando no final da visita de Leonid Brezhnev a Cuba (foto de arquivo)
Documentos desclassificados revelam tentativas da CIA de assassinar Fidel e Raúl Castro - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2021
Fidel Castro é flagrado fumando no final da visita de Leonid Brezhnev a Cuba (foto de arquivo)

Aposentadoria política de Raúl Castro

Os documentos ultrassecretos da CIA são divulgados na semana em que ocorre o VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba, que acabou por concretizar a saída de Raúl Castro da liderança do partido.

Durante sua gestão como chefe do país (2008-2018), Raúl Castro promoveu mudanças na ilha, como o reconhecimento do trabalho privado, a reestruturação de ministérios e o relaxamento das restrições migratórias.

Em 2018, fiel ao aviso de que deixaria o poder após um segundo mandato, o irmão caçula de Fidel Castro entregou a liderança do país ao atual presidente Miguel Díaz-Canel, que o substituiu no cargo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала