- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ministério da Saúde recomenda que brasileiras adiem a gravidez até melhorar a pandemia

© AP Photo / Felipe DanaGrávida é examinada antes do parto em hospital no Rio de Janeiro.
Grávida é examinada antes do parto em hospital no Rio de Janeiro. - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
Nos siga noTelegram
O Ministério da Saúde pediu às mulheres brasileiras nesta sexta-feira (16) que, se possível, adiem a gravidez até haver uma melhora da pandemia da COVID-19 no país.

A recomendação foi feita pelo ginecologista Raphael Parente, secretário de Atenção Primária à Saúde, sob a justificativa de que a gravidez favorece o aparecimento de tromboses, assim como a COVID-19.

"Caso possível, postergar um pouco a gravidez, para um melhor momento, em que você possa ter a sua gravidez de forma mais tranquila. A gente sabe que na época do zika, durante um, dois anos, se teve uma diminuição das gravidezes no Brasil, e depois aumentou. É normal", declarou, citado pelo portal G1.

Parente também lembrou que mulheres grávidas que tenham doenças prévias têm recomendação de receber a vacina contra a COVID-19.

"É óbvio que a gente não pode falar isso [não engravidar] para alguém que tem 42, 43 anos, mas para uma mulher jovem, que pode escolher um pouco o seu momento de gravidez, o mais indicado agora é você esperar um pouquinho até a situação ficar um pouco mais calma", completou o secretário.

Segundo Parente, há o temor de que as novas variantes da COVID-19 atinjam as mulheres grávidas mais agressivamente.

"Estudo nacional ou internacional não temos, mas a visão clínica de especialistas mostra que a variante nova tem ação mais agressiva nas grávidas. Antes, [a gravidade] estava ligada ao final da gravidez, mas, agora, vê uma evolução mais grave no segundo trimestre e até no primeiro trimestre [de gestação]", completou, citado pelo jornal Folha de S.Paulo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала