Biden vê Rússia 'fora da comunidade global', e encontro bilateral seria 'ponte para o retorno'

© REUTERS / Tom BrennerO presidente Joe Biden, na sala leste da Casa Branca, em Washington, EUA, em 15 de abril de 2021
O presidente Joe Biden, na sala leste da Casa Branca, em Washington, EUA, em 15 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
Nos siga noTelegram
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vê a Rússia como isolada da comunidade global, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, nesta sexta-feira (16).

Psaki disse ainda que a Casa Branca enxerga a proposta de reunião entre Biden e o presidente russo, Vladimir Putin, como uma oportunidade de retorno da Rússia à comunidade global.

"Acho que a visão do presidente é que a Rússia está fora da comunidade global em muitos aspectos neste momento. É o G7, não o G8. O que o presidente está oferecendo é uma ponte para o retorno, então certamente ele acredita que é do interesse deles [Rússia] aceitar essa oferta" disse Jen Psaki em uma coletiva de imprensa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, havia dito mais cedo nesta sexta-feira (16) que a Rússia não estabelece nenhuma pré-condição para o possível encontro entre Putin e Biden. Peskov informou ainda que Putin precisará de algum tempo para analisar a proposta sobre a reunião.

© Sputnik / Aleksei Druzhinin / KremlinVladimir Putin, presidente da Rússia, em 27 de fevereiro de 2021
Biden vê Rússia 'fora da comunidade global', e encontro bilateral seria 'ponte para o retorno' - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2021
Vladimir Putin, presidente da Rússia, em 27 de fevereiro de 2021

Nos últimos dias, EUA e Rússia têm imposto sanções um sobre o outro. Na quinta-feira (15), o governo Biden anunciou que expulsaria dez diplomatas russos, além de adotar sanções contra 32 entidades e indivíduos da Rússia.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira (16) uma resposta "na mesma moeda": dez diplomatas norte-americanos serão convidados a se retirar do território russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала