- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Desemprego atinge recorde: 14,3 milhões de brasileiros estão sem ocupação

© Foto / Roberto Parizotti / Fotos PúblicasA taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro de 2021, 14,2%, foi a mais alta da série histórica desde 2012 no Brasil
A taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro de 2021, 14,2%, foi a mais alta da série histórica desde 2012 no Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2021
Nos siga noTelegram
O número de pessoas desempregadas no Brasil foi estimado em 14,3 milhões no trimestre encerrado em janeiro, segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (31).

A taxa de desemprego no país é de 14,2% – este é o maior número de desempregados no Brasil para um trimestre encerrado em janeiro desde que a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) foi iniciada em 2012.

A taxa de ocupação, por outro lado, aumentou discretamente em 2% e chegou a 86 milhões. Isso representa 1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro.

"Apesar de perder força em relação ao crescimento observado no trimestre encerrado em outubro, a expansão de 2% na população ocupada é a maior para um trimestre encerrado em janeiro. Esse crescimento ainda tem influência do fim de ano, já que novembro e dezembro foram meses de crescimentos importantes", explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, citada no site do IBGE.

A pesquisa mostra também que a maior parte deste aumento na ocupação veio de empregos informais. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado subiu 3,6% (339 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior. Já os trabalhadores por conta própria sem CNPJ aumentaram em 4,8% (826 mil pessoas), enquanto os trabalhadores domésticos sem carteira cresceram 5,2% (3,6 milhões de pessoas).

A última PNAD Contínua havia mostrado que a taxa de desocupação entre as mulheres brasileiras é 37,8% maior que a dos homens.

© Rafael Neddermeyer / Fotos PúblicasCarteira de Trabalho e Previdência Social
Desemprego atinge recorde: 14,3 milhões de brasileiros estão sem ocupação - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2021
Carteira de Trabalho e Previdência Social

As projeções não apontam para melhora no desemprego em curto prazo: segundo estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a proporção de desempregados poderá alcançar seu maior nível em 2021, com taxa de desocupação média de 14,6%.

O Brasil não está sozinho: em toda a América Latina, a taxa de desemprego subiu 2,6 pontos percentuais em 2020, em comparação com 2019. O total do desemprego na região é de 10,7%

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала