Dependência mútua: como hegemonia do dólar afeta os detentores de ouro?

© AP Photo / Mark LennihanNotas de dólar norte-americano (imagem referencial)
Notas de dólar norte-americano (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2021
Nos siga noTelegram
Dólar americano segue firme como moeda de reserva mundial e isso não deve mudar tão cedo, segundo especialista. O ouro é cotado em dólares americanos e as negociações também liquidadas na moeda norte-americana.

Todas as moedas podem substituir o dinheiro real, ou seja, o ouro, segundo o portal financeiro FX Empire. No entanto, o dólar americano tornou-se um intermediário entre outras moedas e o metal.

A queda do dólar não está parando e, em um sentido geral de longo prazo, a condenação é bem merecida, observa Kelsey Williams, autor do livro "Quanto o ouro realmente vale?" ("How Much Is Gold Really Worth?", no original em inglês).

Sabendo que dólar dos EUA, sob o olhar atento do Sistema de Reserva Federal dos EUA (banco central norte-americano), perdeu mais de 98% de seu poder de compra, o especialista diz: "A possibilidade de o ouro se reafirmar como meio de troca internacional continua aumentando, mas muito mais coisas ruins precisam acontecer antes de chegarmos a esse ponto."

O ouro é cotado em dólares americanos e as negociações de ouro são liquidadas em dólares americanos devido à hegemonia do dólar e ao seu papel como moeda de reserva mundial.

E, na prática, isso significa que o preço do ouro é determinado pelo cálculo da taxa de câmbio entre o dólar americano e a moeda específica diferente do dólar americano.

As taxas de câmbio mudam continuamente. Além disso, o crescimento exponencial das plataformas de corretagem on-line possibilita que quase qualquer pessoa tenha acesso aos mercados de câmbio estrangeiros 24 horas por dia. Isso aumenta a volatilidade potencial.

É possível ter um preço crescente em dólar americano para o ouro e, simultaneamente, um dólar americano mais forte em relação a outra moeda. Isso resulta em um "golpe duplo" para o detentor de uma moeda que não seja o dólar americano, como o que acontece com os usuários do euro. O preço do ouro em dólares dos EUA mesmo ao diminuir pode ainda resultar em custo para os detentores de euros.

Ao longo de um período de dois anos e meio (entre 2013 e 2016), o custo de aquisição de ouro para os detentores de euros aumentou 25%, observa Williams. No entanto, o preço do ouro em dólares americanos era o mesmo.

Enquanto isso, o valor do ouro não muda, já o do dólar... "O valor do ouro é constante e inalterado. Porém, o valor do dólar americano muda o tempo todo. Isso porque o Sistema de Reserva Federal manipula a oferta de dólares expandindo e contraindo a oferta de moeda e crédito", conclui.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала