Índia anuncia financiamento para programa de energia nuclear em Bangladesh

© REUTERS / Amit DaveEm Ahmedabad, na Índia, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discursa durante encontro em celebração aos 75 anos de independência do país, em 12 de março de 2021
Em Ahmedabad, na Índia, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discursa durante encontro em celebração aos 75 anos de independência do país, em 12 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2021
Nos siga noTelegram
Neste sábado (27), o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, afirmou que Nova Deli estará envolvida no desenvolvimento das linhas de transmissão da usina nuclear de Rooppur, em Bangladesh, por meio de uma linha de crédito para o país vizinho.

A declaração do chanceler indiano veio logo depois de conversas entre o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e a premiê de Bangladesh, Sheikh Hasina, na capital bengali, Daca. Modi chegou à capital de Bangladesh na sexta-feira (26) para participar das comemorações do 50º aniversário da guerra de independência do país do Paquistão e o estabelecimento de laços diplomáticos com Nova Deli.

"Uma parte significativa de nossa terceira linha de crédito irá para cooperação nuclear civil. As linhas de transmissão da usina nuclear de Rooppur serão desenvolvidas por empresas indianas sob a linha de crédito. O valor dessas linhas de transmissão será de mais de US$ 1 bilhão [cerca de R$ 5,76 bilhões]", disse o chanceler indiano a repórteres.

Narendra Modi realizou uma reunião com o ministro das Relações Exteriores de Bangladesh, Abdul Momen, durante a qual os lados reafirmaram o compromisso com uma parceria abrangente e o desenvolvimento das relações bilaterais. Mais tarde, Modi se encontrou com o presidente de Bangladesh, Abdul Hamid, ao lado da premiê bengali.

© Sputnik / Sergei Guneev / Abrir o banco de imagensEm Milão, na Itália, a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, posa para fotos antes do início da cúpula do Fórum Ásia-Europa, em 17 de outubro de 2014
Índia anuncia financiamento para programa de energia nuclear em Bangladesh - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2021
Em Milão, na Itália, a primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, posa para fotos antes do início da cúpula do Fórum Ásia-Europa, em 17 de outubro de 2014

Durante o encontro, os dois primeiros-ministros assentaram as pedras fundamentais das instalações de evacuação da usina nuclear de Rooppur. Em outro gesto amigável, Modi aproveitou a oportunidade para entregar vacinas contra o novo coronavírus fabricadas na Índia à premiê de Bangladesh. Durante a visita, Índia e Bangladesh assinaram cinco memorandos de entendimento, incluindo um sobre gestão de desastres.

O local da usina nuclear de Rooppur está localizado na margem oriental do rio Ganges, a cerca de 160 quilômetros da capital bengali. A usina nuclear, que será a primeira do país, terá duas unidades. A primeira delas está prevista para ser inaugurada em 2022, enquanto a segunda em 2023.

O reator nuclear e a infraestrutura crítica das unidades estão sendo construídos pela estatal russa de energia nuclear Rosatom, enquanto a infraestrutura não crítica está sendo construída por Bangladesh em parceria com empresas indianas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала