Presidente do México diz que vacina Sputnik V apreendida era 'falsificada ou contrabandeada'

© REUTERS / Dado RuvicUm frasco com a etiqueta da Sputnik V colocado sobre o logotipo da vacina russa em foto de 24 de março de 2021
Um frasco com a etiqueta da Sputnik V colocado sobre o logotipo da vacina russa em foto de 24 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Nos siga noTelegram
As doses da vacina Sputnik V apreendidas no México na semana passada eram falsificadas ou contrabandeadas, disse Andrés Manuel López Obrador, presidente do país, nesta quinta-feira (25).

Um avião leve carregado com 1.000 frascos indicados como sendo da vacina russa foi capturado no estado de Campeche, ao sul do país, próximo à fronteira com a Guatemala.

O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo), que promove a distribuição e a venda do imunizante, já havia esclarecido que as doses não eram da Sputnik V, e sim de "uma substância falsa".

"As doses de vacinas apreendidas em Campeche não fazem parte dos suprimentos encomendados pela Secretaria de Saúde. Elas eram falsificadas ou contrabandeadas", afirmou Andrés Manuel López Obrador em entrevista coletiva.
© AP Photo / Marco UgarteAndrés Manuel López Obrador, presidente de México
Presidente do México diz que vacina Sputnik V apreendida era 'falsificada ou contrabandeada' - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Andrés Manuel López Obrador, presidente de México

O presidente disse ainda que o incidente prova que, se empresas privadas ou autoridades locais fizerem compras de imunizantes, "não haverá garantias de que as vacinas são genuínas e eficientes".

Recentemente, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) alertou que existem centenas de vacinas falsas contra a COVID-19 em todo o mundo e pediu para os países se prepararem para eventuais redes criminais físicas e na Internet.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала