Especialista explica razão por trás da incapacidade dos EUA de ganhar guerras

© flickr.com / DVIDSHUBTropas dos EUA e do Afeganistão na cidade de Yawez (imagem referencial)
Tropas dos EUA e do Afeganistão na cidade de Yawez (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Nos siga noTelegram
Os EUA estão perdendo as guerras por causa das ações de seus próprios políticos, diz Lawrence Korb, ex-funcionário do Pentágono e pesquisador sênior do think tank Centro para o Progresso Americano.

De acordo com o analista, uma das razões da incapacidade de Washington de ganhar guerras é que estas são travadas com falsos pretextos, escreve portal National Review.

Neste contexto, Korb salienta que o "presidente Johnson recebeu em 1964 autorização do Congresso para começar a escalada massiva no Vietnã em resposta a um alegado ataque dos norte-vietnamitas a um navio do EUA no golfo de Tonkin".

"Mas, mesmo antes da investigação do Congresso, era claro para qualquer oficial naval experiente que o que a administração afirmava que tinha acontecido era falso", explica Korb.

O especialista observa que a administração de George W. Bush levou os Estados Unidos à guerra no Iraque também sob falso pretexto de que o país possuía armas de destruição em massa.

© AFP 2022 / MARK WILSON / POOLTropas dos Estados Unidos
Especialista explica razão por trás da incapacidade dos EUA de ganhar guerras - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2021
Tropas dos Estados Unidos

Enquanto isso, os americanos assumiram o controle das fontes locais de petróleo, porém, os lucros da venda de hidrocarbonetos são divididos entre clãs influentes e empresas militares privadas.

Quanto ao Afeganistão, o artigo assinala que "as Forças Armadas dos EUA nunca seriam capazes de transformar o Afeganistão".

"Muitos dos que combateram nesta guerra de 20 anos já acreditam que nossa reputação está danificada e querem que saiamos antes que seja danificada mais ainda. A lógica dos custos irrecuperáveis não deve aplicar-se aqui."

Por fim, Korb questiona se os EUA podem desenvolver e sustentar democracias utilizando poder militar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала