- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Banco Central do Brasil aumenta taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano

© Folhapress / Charles Sholl/Raw ImageFachada da sede do Banco Central em São Paulo.
Fachada da sede do Banco Central em São Paulo. - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2021
Nos siga noTelegram
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (17) aumentar a taxa básica de juros da economia brasileira, a taxa Selic, para 2,75% ao ano.

Em nota, o Copom afirma que as campanhas de vacinação contra a COVID-19 e pacotes de estímulos econômicos devem ajudar na recuperação de países desenvolvidos.

"A presença de ociosidade, assim como a comunicação dos principais bancos centrais, sugere que os estímulos monetários terão longa duração. Contudo, questionamentos dos mercados a respeito de riscos inflacionários nessas economias têm produzido uma reprecificação nos ativos financeiros, o que pode tornar o ambiente desafiador para economias emergentes", escreveu.

Este foi o primeiro aumento da taxa Selic desde 2015. O Banco Central disse que indicadores recentes apontam para uma "recuperação consistente" da economia brasileira.

"Essas leituras, entretanto, ainda não contemplam os possíveis efeitos do recente aumento no número de casos de COVID-19. Prospectivamente, a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o primeiro e segundo trimestres deste ano", justificou.

As estimativas do Copom sobre a inflação brasileira são de 5% para 2021 e 3,5% para 2022.

"Esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 4,5% a.a. neste ano e para 5,5% a.a. em 2022", completou o Copom.

A Selic havia sido reduzida para 2% ao ano na reunião de agosto do ano passado, assumindo o menor patamar da série histórica.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала