Japão entra em alerta após detectar variante de coronavírus 'diferente' vinda das Filipinas

© AP Photo / Eugene HoshikoPessoas usando máscaras faciais protetoras para ajudar a conter a propagação do coronavírus em Tóquio, Japão
Pessoas usando máscaras faciais protetoras para ajudar a conter a propagação do coronavírus em Tóquio, Japão - Sputnik Brasil, 1920, 15.03.2021
Nos siga noTelegram
As autoridades de saúde do Japão têm demonstrado preocupação após detectar uma variante "diferente" do coronavírus em um viajante proveniente das Filipinas, sugerindo alterações às restrições de viagens e controle fronteiriço.

A mutação, que difere das descobertas no Reino Unido, África do Sul e Brasil, foi detectada em um homem de aproximadamente 60 anos de idade que chegou ao aeroporto de Narita no dia 25 de fevereiro e não apresentava sintomas da doença.

"A cepa começou a ser detectada nas Filipinas e espalhou-se até aqui", apontam as autoridades japonesas, informa The Japan Times.

Considera-se que a variante filipina apresente um nível de ameaça semelhante ao das cepas sul-africana e brasileira. Contudo, existe também a possibilidade de a filipina ser mais resistente a anticorpos, incluindo os obtidos por vacinação.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, até agora, foram detectados 34 casos da nova variante na parte central das Filipinas desde o final de janeiro.

Anteriormente foi anunciado que, a fim de evitar a propagação de COVID-19 e devido à detecção de variantes mais contagiosas do vírus em vários países, o governo japonês planeja realizar Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 sem espectadores estrangeiros.

A Olimpíada de Tóquio foi adiada em razão da pandemia da COVID-19 em 2020, mas foi remarcada para o período de 23 de julho a 8 de agosto deste ano.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала