Investigador chama Israel de principal suspeito do 'ataque terrorista' a navio de carga iraniano

© REUTERS / Yoruk IsikNavio porta-contêineres Shahr-e Kord, de bandeira iraniana, navega no Bósforo a caminho do mar Mediterrâneo, Istambul, Turquia, 9 de fevereiro de 2020
Navio porta-contêineres Shahr-e Kord, de bandeira iraniana, navega no Bósforo a caminho do mar Mediterrâneo, Istambul, Turquia, 9 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2021
Nos siga noTelegram
O Shahr-e Kord, um navio porta-contêineres de bandeira iraniana, sofreu na quarta-feira (10) no Mediterrâneo danos causados pelo impacto de objetos explosivos, que Teerã caracterizou de "ataque terrorista".

Israel é o "principal suspeito" no ataque de quarta-feira (10) ao navio Shahr-e Kord, informou no sábado (13) a agência iraniana Nour News, citando um membro da equipe técnica que investigou o incidente.

"Veja a localização geográfica do navio e a forma como foi alvejado, uma das fortes possibilidades é que este ato terrorista tenha sido realizado pelo regime sionista", disse a mídia, referindo-se a Israel.

Em seu comentário, a fonte do Nour News indicou que vários objetos altamente explosivos teriam atingido contêineres no convés do navio, e que esses objetos podem ter sido disparados de uma aeronave.

Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, classificou o incidente de sabotagem, o que constituiu uma violação do direito internacional e da lei do mar, e disse que as agências apropriadas tinham sido encarregadas de identificar a causa do incidente.

O Irã afirma que o Shahr-e Kord estava em rota do país persa para a Europa, e que seu casco foi atingido por um objeto explosivo quando navegava em águas internacionais no Mediterrâneo, causando um incêndio no local da explosão. O fogo foi extinto e nenhum tripulante do navio ficou ferido, segundo Khatibzadeh.

As autoridades israelenses não comentaram o incidente ou as alegações de envolvimento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала