Senado dos EUA confirma Merrick Garland como procurador-geral do país

© AP Photo / Bill ClarkO novo procurador-geral dos EUA Merrick Garland
O novo procurador-geral dos EUA Merrick Garland - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2021
Nos siga noTelegram
Nesta quarta-feira (10), o Senado dos Estados Unidos confirmou a indicação de Merrick Garland, o escolhido pelo presidente Joe Biden para procurador-geral do país.

De acordo com a votação de hoje, a indicação de Garland foi aprovada com 70 votos a favor e 30 contra.

O Senado acaba de confirmar Merrick Garland como procurador-geral dos Estados Unidos da América.

Durante a audiência de confirmação, Garland disse que Biden deixou claro que o procurador-geral teria liberdade total e independência sobre quem investigar e processar por supostos crimes, e que o presidente nunca levantou a questão de saber se seu próprio filho, Hunter Biden, deveria ou não ser investigado.

Atualmente, a procuradoria federal de Delaware, no nordeste do país, investiga a situação fiscal do filho do presidente.

© AP Photo / David LongstreathTimothy McVeigh
Senado dos EUA confirma Merrick Garland como procurador-geral do país - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2021
Timothy McVeigh

O novo procurador-geral atuou como promotor federal no caso que envolveu a condenação do supremacista branco Timothy McVeigh pelo atentado à bomba contra um edifício em Oklahoma City em 1995, que resultou na morte de 168 pessoas, entre elas 19 crianças. McVeigh foi condenado à morte e executado com uma injeção letal em 2001. Contudo, Garland afirma que, desde então, desenvolveu grande preocupação com o uso e o abuso da pena de morte nos Estados Unidos.

Em 2016, Garland foi indicado pelo então presidente Barack Obama para a Suprema Corte dos EUA, mas a maioria republicana que controlava o Senado rejeitou discutir a sua nomeação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала