Putin envia carta a líder supremo pedindo fortalecimento dos laços entre Rússia e Irã

© AP Photo / Office of the Iranian Supreme Leader via APPresidente russo Vladimir Putin (à esquerda) com o líder supremo do Irã aiatolá Ali Khamenei (à direita)
Presidente russo Vladimir Putin (à esquerda) com o líder supremo do Irã aiatolá Ali Khamenei (à direita) - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2021
Nos siga noTelegram
O embaixador da Rússia no Irã, Levan Dzhagaryan, entregou uma mensagem do presidente russo, Vladimir Putin, ao líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, informou o porta-voz da embaixada, Maksim Suslov, neste sábado (6).

"Hoje [6], o embaixador foi convidado por um assessor sênior do líder supremo do Irã [Ali Akbar Velayati] para uma reunião, durante a qual uma mensagem foi transmitida", disse Suslov.

O diplomata observou que a carta de Putin, em resposta a uma mensagem anterior enviada pelo líder supremo, se concentrou em questões de fortalecimento das relações entre Moscou e Teerã, mas "alguns aspectos internacionais e regionais também foram abordados". 

​No encontro com o embaixador russo, o assessor do aiatolá Khamenei destacou, segundo a mídia iraniana, que Rússia e Irã são importantes amigos e vizinhos estáveis, com relações comerciais, econômicas, culturais e estratégicas de longa data.

"As relações Irã-Rússia são estratégicas, mantendo o respeito mútuo", enfatizou Velayati, citado pela agência Mehr. "As relações regionais e os desenvolvimentos periféricos levaram a mais cooperação e interação entre Teerã e Moscou, e as trocas das autoridades dos dois lados têm desempenhado um grande papel no processo das relações e fortalecimento das interações."

Levan Dzhagaryan, por sua vez, expressou satisfação com a tendência crescente e o desenvolvimento das relações entre os dois países.

"O fortalecimento das relações bilaterais entre a Rússia e o Irã levou à consolidação e continuação da cooperação entre os dois países, e os dois países tomaram medidas eficazes para melhorar os laços."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала