EUA podem implantar sistemas móveis de defesa antiaérea na Síria e Iraque para combater drones

© Foto / Domínio Público / Guarda Nacional do Exército dos EUA / Staff Sgt. Kevin PickeringSistemas móveis de defesa antiaérea de curto alcance AN/TWQ-1 Avenger
Sistemas móveis de defesa antiaérea de curto alcance AN/TWQ-1 Avenger - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2021
Nos siga noTelegram
Sistemas móveis de defesa antiaérea de curto alcance AN/TWQ-1 Avenger são provavelmente a melhor opção disponível para proteger as tropas dos EUA na Síria e no Iraque da crescente ameaça colocada por drones inimigos, escreve revista Forbes.

No final de mês passado, nas redes sociais surgiram fotos que mostram supostos sistemas Avenger sendo transportados em uma rodovia do Iraque rumo à Síria.

Conforme a revista, eles estariam sendo trazidos para os militares norte-americanos implantados na província síria de Deir ez-Zor.

Com seus lançadores de FIM-92 Stinger – mísseis terra-ar guiados por infravermelho – o Avenger foi desenvolvido para proteger a infantaria contra aviões de baixa altitude, mísseis de cruzeiro, helicópteros e drones.

​Sistemas de defesa antiaérea AN/TWQ-1 Avenger (contra drones pequenos) alegadamente avistados em uma rodovia que liga Iraque à Síria

Forbes aponta que, até o início do ano passado, as bases que hospedavam tropas dos EUA no Iraque não tinham sistemas de defesa antiaérea.

A vulnerabilidade das bases foi demonstrada em janeiro de 2020, após um ataque do Irã com mísseis balísticos em um ato de retaliação pelo assassinato do general Qassem Soleimani. Desde então, os EUA implantaram lá sistemas de mísseis Patriot.

Nos últimos anos, tem havido um enorme aumento na proliferação de drones, cada vez mais mortíferos e sofisticados, utilizados por vários grupos armados na Síria e no Iraque.

Revista ressalta que as milícias xiitas apoiadas pelo Irã no Iraque e na Síria estão rapidamente ganhando capacidade de desenvolver e operar drones armados.

No início de fevereiro, o grupo Hezbollah afirmou ter derrubado um drone da Força Aérea israelense, que caiu no sul do Líbano. As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a queda do veículo aéreo não tripulado, mas se abstiveram de especificar a causa do acidente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала