Descobrem que Marte tem 2 tipos diferentes de magnetosfera que protegem planeta de vento solar

© AP Photo / Centro de Voos Espaciais Goddard/NASASol e Marte
Sol e Marte - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2021
Nos siga noTelegram
Cientistas russos descobriram que a magnetosfera de Marte é mais complexa e inclui uma camada de átomos aquecidos da ionosfera superior do planeta e de íons mais energéticos.

Analisando os dados da sonda norte-americana MAVEN-1, pesquisadores determinaram que a magnetosfera "diurna" (virada para o Sol) existe no Planeta Vermelho de forma permanente. Ela inclui uma camada fina que surge entre as correntes circunfluentes de vento solar e a ionosfera de Marte.

"Há relativamente pouco tempo descobrimos que existem duas 'variedades' diferentes de magnetosfera em Marte, dependendo de certas condições externas. Acontece que Marte é constituído de tal forma que os processos fluidos e cinéticos têm papéis quase da mesma importância", disse Oleg Vaisberg, pesquisador-chefe do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia.
© NASACampo magnético (ilustração)
Descobrem que Marte tem 2 tipos diferentes de magnetosfera que protegem planeta de vento solar - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2021
Campo magnético (ilustração)

A magnetosfera é o campo magnético limitado de um planeta. Na Terra ela tem a tarefa muito importante de desviar a corrente de plasma solar ionizado, nocivo para a vida em nosso planeta.

Vale ressaltar que Marte não possui seu próprio campo magnético, além das anomalias magnéticas que permaneceram após o resfriamento do núcleo líquido do planeta.

No entanto, descobriu-se que a mistura dos dois tipos de plasma – de átomos aquecidos da ionosfera superior do planeta e íons mais energéticos – leva à formação de uma camada que afasta o vento solar do planeta.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала