- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pazuello: estratégia para 'nova etapa' da pandemia é transferir pacientes entre estados

© Folhapress / Cláudio Reis/FramePhotoEduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, faz pronunciamento à imprensa.
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, faz pronunciamento à imprensa. - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2021
Nos siga noTelegram
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (25) que uma das estratégias para lidar com a "nova etapa" da pandemia da COVID-19 será transferir pacientes entre estados que têm Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotadas.

Pazuello classificou como "nova etapa" da pandemia da COVID-19 a propagação da variante do coronavírus descoberta em Manaus. Ele disse que atuará com "atendimento imediato na unidade básica de saúde", "estruturação em capacidade de leitos" e "vacinação" para combater o aumento de casos. No entanto, o ministro não deu detalhes de como seria feita a transferência dos pacientes.

"Uma das estratégias com relação a leitos é a utilização de leitos de forma remota. São remoções", afirmou o ministro da Saúde após reunião com os conselhos de secretários de Saúde dos estados e dos municípios.

Pazuello afirmou que havia uma situação de "estabilidade" no número de mortes e de casos em outubro e novembro, criando uma expectativa de manutenção das baixas taxas com a chegada da vacina. A descoberta da nova cepa do vírus em Manaus, no entanto, criou uma contaminação três vezes mais rápida, se espalhando por outros estados.

© Folhapress / Aguilar Abecassis/Photo PressAgentes funerários carregam caixão com vítima da COVID-19 em Manaus, no Amazonas.
Pazuello: estratégia para 'nova etapa' da pandemia é transferir pacientes entre estados - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2021
Agentes funerários carregam caixão com vítima da COVID-19 em Manaus, no Amazonas.

"Observa-se que começou a aumentar o oeste do Pará, Belém, capitais como Fortaleza, João Pessoa [...] Você vê Goiás impactado, Chapecó, várias cidades do país focais subindo", disse Pazuello.

"E a velocidade com que isso acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em termos de estrutura de apoio de estrutura", acrescentou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала