Revista norte-americana ressalta poder de combate do tanque russo T-72B3

© Sputnik / Sergei Pivovarov / Abrir o banco de imagensTanque T-72B3 durante exercício tático
Tanque T-72B3 durante exercício tático - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2021
Nos siga noTelegram
O tanque russo T-72 entrou em serviço no Exército soviético e seus aliados em 1973, sendo exportado para os integrantes do então Pacto de Varsóvia, bem como para a Finlândia, Índia, Irã, Iraque e Síria, passando desde então por diversas modernizações.

De acordo com a revista Military Watch, para alcançar as capacidades das novas gerações de tanques o T-72 requer novas modernizações, sendo que a última versão do veículo de combate é o T-72B3M, que entrou em serviço em 2017.

Estas modernizações realizadas no T-72B3 permitiram melhorar algumas de suas características, tais como confiabilidade, mobilidade e ergonomia.

O T-72B3M recebeu um novo motor com potência de 1.130 cavalos, além de um novo canhão de 125 milímetros e blindagem reforçada, bem como o sistema de controle de fogo Kalina, computador balístico digital e sistema de pontaria panorâmico Sosna-U.

© Sputnik / Maksim Blinov / Abrir o banco de imagensTanques T-72 durante exercício militar Cáucaso 2020 em polígono no sul da Rússia
Revista norte-americana ressalta poder de combate do tanque russo T-72B3 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2021
Tanques T-72 durante exercício militar Cáucaso 2020 em polígono no sul da Rússia

Outra diferença é que o tanque T-72B3 possui características similares às dos modernos tanques de combate, incluindo a estabilidade melhorada e a capacidade de usar novos tipos de munições desenvolvidos para as novas gerações de tanques.

A blindagem e o sistema de proteção dinâmica Relikt concedem ao tanque elevada proteção.

Este veículo de combate já demonstrou ser capaz em diversas oportunidades e batalhas contra os mais modernos tanques ocidentais devido a sua base sólida, que recebe constantes modernizações, superando as capacidades de veículos mais novos.

O T-72B3 é o tanque mais utilizado pelo Exército russo, com mais de 1.300 unidades em serviço.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала