Irã e AIEA chegam a acordo para não interromper atividades de controle nuclear

© AFP 2022 / Atta KenareReator atômico na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã (foto de arquivo)
Reator atômico na usina nuclear de Bushehr, no sul do Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2021
Nos siga noTelegram
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) qualificou o resultado de suas conversações com Teerã de "bom a razoável" e assegura que "por enquanto é o suficiente".

A AIEA chegou a um acordo com o Irã para prosseguir as atividades de controle no país persa durante um período máximo de três meses, contudo, terá menos acesso e não haverá mais inspeções surpresa.

"O Irã continuará implementando completamente e sem limitações o acordo de garantias com a AEIA", indica o comunicado emitido após as negociações realizadas em Teerã pelo diretor-geral da AEIA, Rafael Grossi.

Ele também observou que conseguiu um "entendimento técnico provisório" com Teerã e que a AEIA continuará as verificações e os monitoramentos necessários no país.

Grossi viajou de urgência para o Irã neste final de semana, após Teerã anunciar a intenção de limitar as inspeções da AEIA a partir de 23 de fevereiro em virtude da lei de defesa dos interesses nacionais aprovada pelo Parlamento iraniano.

O governo iraniano ressaltou que se trata de uma medida reversível sempre e quando os países do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) cumpram as exigências de Teerã.

A Organização de Energia Atômica iraniana precisou que a continuação da verificação por parte da AEIA supõe que o "Irã conservará no decorrer dos três meses as gravações das câmeras nas instalações enumeradas no anexo" confidencial e que neste período "a AEIA não terá acesso a estas instalações ou gravações".

"Se, após os três meses, caso as sanções sejam canceladas completamente, o Irã proporcionará esta informação à AEIA, caso contrário, os dados serão eliminados", ressaltou a entidade iraniana.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала