Céu da Europa pode ser coberto por areia do Saara, advertem especialistas

© AFP 2022 / HOCINE ZAOURADeserto do Saara, no sul da Argélia, entre as cidades de Illizi e Djanet (arquivo)
Deserto do Saara, no sul da Argélia, entre as cidades de Illizi e Djanet (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.02.2021
Nos siga noTelegram
A areia procedente do deserto africano do Saara pode cobrir mais uma vez o céu da Europa no próximo final de semana, alertou o programa de vigilância da Terra Copernicus, da União Europeia.

De acordo com a instituição, as previsões da qualidade do ar do seu serviço de monitoramento atmosférico mostram uma grande nuvem de poeira do Saara movendo-se em direção ao sul e centro do continente europeu. Embora o grau de visibilidade da poeira não seja preciso, o evento terá, certamente, impactos na qualidade do ar local. 

​O Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus está prevendo outro evento substancial de poeira do deserto do Saara afetando a Europa entre domingo e segunda-feira, o que deve trazer altos níveis de partículas.

Segundo o Copernicus, a maior parte do volume de poeira, provavelmente, se concentrará no leste da Espanha e no sul da França, mas sua extensão pode chegar até a Noruega. 

"Monitoramos eventos semelhantes nas últimas semanas com impactos significativos na qualidade do ar nas regiões afetadas, que foram confirmados por medições de superfície dos países recolhidas pela Agência Europeia do Ambiente. Esperamos que este também seja o caso para o próximo evento, embora ainda não seja certo até que ponto a pluma será visível a olho nu. Plumas de poeira do deserto podem causar céus vermelhos, visibilidade limitada ou manchas em carros e janelas por deposição de poeira, mas esses impactos são difíceis de prever quantitativamente com quatro ou cinco dias de antecedência", afirma o cientista sênior Mark Parrington, citado pela instituição.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала