Robô da NASA pousa em Marte (FOTO, VÍDEO)

© Foto / Cortesia da NASAImagem divulgada pela NASA marca a primeira foto tirada pelo rover Perseverance após sua aterrissagem histórica no distante planeta vermelho em 18 de fevereiro de 2021.
Imagem divulgada pela NASA marca a primeira foto tirada pelo rover Perseverance após sua aterrissagem histórica no distante planeta vermelho em 18 de fevereiro de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2021
Nos siga noTelegram
A missão Perseverance da NASA, considerada a mais sofisticada até agora, leva o quinto rover da agência espacial a viajar por partes do Planeta Vermelho.

O rover Perseverance da NASA pousou em Marte na tarde desta quinta-feira (18), no horário de Brasília. A aterrissagem marca o sucesso de uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros viajados no espaço como parte de uma missão para encontrar evidências de vida extraterrestre.

"Touchdown [pouso] confirmado! O Perseverance está seguro na superfície de Marte e pronto para começar a buscar sinais de vidas passadas”, anunciou Swati Mohan, a líder de operações de controle e orientação da missão, no momento do pouso histórico.

Assim que o rover pousou no Planeta Vermelho, a equipe da NASA nos Estados Unidos comemorou com gritos e aplausos – o sucesso da missão significa que o Perseverance superou os chamados "sete minutos de terror", nos quais a sonda pousa de forma autônoma. Os engenheiros da agência norte-americana explicaram que o atraso de 14 minutos até que as informações saiam de Marte e cheguem à Terra impediu os engenheiros de comandar o pouso.

Nos primeiros minutos após o toque inicial em Marte, o robô conseguiu transmitir duas fotos da paisagem do planeta.

​Olá, mundo. Está é a minha primeira impressão da minha casa eterna.

O robô, que pesa pouco mais de uma tonelada e tem o mesmo tamanho de um carro grande, pousou na cratera Jezero, que é considerada um dos locais de pouso mais perigosos escolhidos pela NASA até agora: ela é repleta de rochas afiadas, penhascos perigosos e pedregulhos.

Os cientistas acreditam que, como a cratera é um antigo lago, ela pode conter restos de micróbios mortos há muito tempo, no remoto passado em que Marte era um planeta úmido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала